terça-feira, julho 02, 2024

Surf trip

Eu e uma surf trip, alguma coisa aparentemente não está bem, experimentei fazer surf ou bodyboard 2-3 vezes na vida, por isso algo aqui não está a encaixar. Bem, isto foi uma surf trip/despedida de solteiro do João, o primo da Liliana. Os amigos do João e o irmão da Liliana fazem todos surf, e como o João sempre quis fazer uma surf trip, decidiram usar uma coisa como desculpa da outra e fomos fazer uma surf trip como despedida de solteiro do João.

No grupo eu era o único que não fazia surf, mas isso não me ia impedir de me divertir, lá por não saber, não queria dizer que não conseguisse aprender o básico. A primeira noite fomos até à costa da Caparica, arranjámos ali um sítio porreiro isolado junto ao mar onde estacionámos as autocaravanas, onde não incomodávamos ninguém, nem ninguém nos incomodava. De manhã o mar não estava pequeno mas mesmo assim estávamos decididos em ir apanhar umas ondas. Mas antes disso a boa ação do dia, atascaram uma carrinha na areia, numa zona onde nem deviam passar carros, e lá fomos nós, bons samaritanos, ajudar a tirar a carrinha da areia. Sem a nossa ajuda a carrinha não teria saído de lá sem reboque.

O mar estava pequeno mas foi porreiro deu para desfrutar e para apanhar umas ondas com a ajuda da malta. Diziam quando devia de começar a remar, quando vinha uma boa onda e inclusivamente chegaram-me a empurrar para ganhar velocidade e ser mais fácil apanhar a onda.

De seguida um passeio pela Arrábida e ida para Setúbal onde nos esperou um belo lanche/jantar de choco frito. Depois disso queríamos ir "beber um copo" a Lisboa, mas estacionar as caravanas não é tarefa fácil. Então acabámos por deixar as caravanas em Alcântara e fomos até ao Cais do Sodré à Pensão Amor. Por acaso entrámos facilmente porque chegámos cedo e dissémos que era uma despedida de solteiro, mas passado pouco tempo de chegarmos a fila para entrar tornou-se gigante e muita gente não entrou. A Pensão Amor, é um local cheio de história, quase como um museu, uma homenagem ao que era antigamente aquele local, um bar de diversão noturna para adultos. Depois de sairmos da Pensão Amor uma paragem pela Merendeira para o tradicional fim de noite com um caldo verde e pão com chouriço.

Agarrar nas autocaravanas e ir até ao Guincho para fazer surf pela manhã. Chegámos ao Guincho por volta das 5h30m, ainda a tempo de descansar um bocado. Por volta das 10h acordamos e saímos das caravanas para ver onde íamos surfar, quando fomos interpelados por outros dois surfistas. História curta, eles estavam chateados por não terem lugar para estacionar os carros deles então decidiram embirrar com as caravanas que não podiam pernoitar ali. Na verdade não tínhamos pernoitado, tínhamos chegado cedo e dormido umas horas antes de irmos surfar, mas pronto lá passou o bate boca, com um pedido de desculpa de um deles. Só me deixa triste que a malta tenha vindo de Braga para surfar na minha terra e chegam a Cascais e são chateados por um par de donos disto tudo.

Lá entrámos na água e nesse dia já estavam umas ondas mais jeitosas. Por um lado as ondas que apanhei foram mais fortes e foi mais divertido, por outro lado fartei-me de levar porrada para me colocar no sítio certo para apanhar as ondas. Depois estava muito mais gente na água e não me sentia tão a vontade porque com a minha falta de experiencia, quando me punha em cima da prancha na onda não conseguia mudar de direção, acelerar ou travar, por isso era evitar estar muito ao pé dos outros de maneira a não atropelar ninguém.

Depois de sairmos de dentro de água novamente a boa ação do dia. Se no dia anterior tínhamos tirado um carro da areia, neste dia andamos a empurrar um carro que tinha ficado sem bateria. De seguida uma paragem na telepizza para reabastecer as nossas baterias. Seguimos então para a praia Grande onde iríamos ficar a passar a noite para no dia seguinte voltarmos a surfar.

Nessa noite aproveitámos as caravanas para fazer o jantar e comermos tranquilamente junto ao mar. No dia seguinte acordei cheio de dores de garganta, provavelmente devido ao frio e muito tempo que tinha estado molhado nos dias anteriores. Como o casamento seria no fim de semana seguinte decidi não ir ao mar, de modo a não agravar a situação. Além disso estava muita gente no mar por isso seria arriscar de duas maneiras, não só em poder ficar pior, como também podia acertar em alguém inadvertidamente. Aproveitei a manhã para relaxar, ver o mar e conversar com quem foi saindo do mar. Ao fim das contas, foi um fim de semana espetacular, diferente, onde pude conhecer pessoas novas, onde pude ter experiencias novas, algo que irei relembrar sempre.