sábado, agosto 15, 2020

Porque não uso a ciclovia?

Esta pergunta foi-me ontem feita, educadamente, por um condutor quando nos encontrávamos parados num semáforo perto do Cais do Sodré? A resposta mais correcta não pôde ser dada nos poucos segundos que estivemos no semáforo, mas acho que isto é um tema que merece ser aprofundado. As ciclovias são feitas para bicicletas, mas são projectadas por quem não anda de bicicleta. Dito isto, vou explicar mais detalhadamente os meus problemas com as ciclovias.

Uma ciclovia nunca devia estar ao nível do passeio mas sim sempre ao nível da estrada (os brasileiros fazem a distinção entre ciclovia e ciclofaixa). O facto de estar ao nível do passeio faz com que muita gente passeie a pé e use a ciclovia como se fosse passeio para peões. Eu, inclusivamente já fui mandado ao chão por um peão. E ainda por cima acontece recorrentemente, os peões andarem ao lado uns dos outros ocupando toda a ciclovia, andarem com phones, a falar ao telemóvel, andar sem manter a trajectória, com animais domésticos, tudo o que dificulta a utilização das ciclovias por parte das bicicletas.

Mau exemplo de ciclovia

Mau exemplo de ciclovia
Maus exemplos de ciclovias


Bom exemplo de ciclovia

Bom exemplo de ciclovia
Bons exemplos de ciclovia

Além disto tudo, as ciclovias têm uma série de detalhes que dificultam a sua utilização. As ciclovias deviam estar separadas consoante o sentido do trânsito, se eu vou num determinado sentido numa estrada sem ciclovia, e do outro lado da estrada começa uma ciclovia de ambos os sentidos, eu não vou atravessar toda a via para ir para a ciclovia, continuo na estrada no sentido em que já ia, apesar de haver uma ciclovia do outro lado da estrada. Depois, como eu disse ao senhor do semáforo, as ciclovias não estão adaptadas à utilização de bicicletas de estrada, servem para bicicletas de BTT, para bicicletas citadinas e para dobráveis, é que nem para trotinetes têm uma utilização fácil. Subir e descer passeios é uma constante, passar por troços em empedrado, curvas fechadas, postes e obstáculos, má manutenção e sujidade, são muitos os problemas

Em cima disto tudo, eu e muitos ciclistas, quando saem de bicicleta de estrada não saem para passear mas sim para treinar, e muitos envergam a bandeira de Portugal nas provas em que participam, representam o país, e toda a gente aplaude quando têm bons resultados, mas a maior parte dessas pessoas também é aquela que apita aos ciclistas porque eles são um "estorvo" na estrada. Eu ando frequentemente a 35-40km/h, como é óbvio não vou andar a essas velocidades na ciclovia. Percebam uma coisa, nós não só podemos andar na estrada como o devemos fazer, é ilegal andar de bicicleta em cima dos passeios, e vou continuar a fazê-lo mesmo que todas as vezes que saia haja pelo menos um idiota a buzinar-me. Como última reflexão, imaginem pegarem no vosso carrinho e meterem-no numa estrada de terra batida, cheia de pedras, curvas apertadas onde andam pessoas, e agora andarem a 100km/h, é assim que eu me sinto quando ando de bicicleta de estrada na ciclovia. Deixo aqui um vídeo muito interessante que fala sobre ciclovias.