terça-feira, maio 31, 2011

Prova de Ironman

Este post vem na sequência de 2 vídeos sobre Ironman que me marcaram imenso. O primeiro já o conhecia a alguns anos, e demonstra a dureza que é uma prova de Ironman, para quem não sabe uma prova de Ironman consiste em 3,8Km a nadar, 180Km de bicicleta e uma maratona (42,195Km).



É claro que esta prova acaba por deixar sequelas profundas nos seus praticantes devido ao seu extremismo, para quem quiser saber mais sobre o assunto fica aqui um artigo sobre o assunto.

O segundo vídeo conheci-o ontem, e é muito mais que uma prova de Ironman. Se a prova de Ironman já é dura então a forma como ela e feita neste vídeo é de uma dureza sobrenatural, que só a motivação que está por trás explica o facto de se conseguir terminar a prova nestas condições. Este vídeo é profundamente tocante.


segunda-feira, maio 30, 2011

Trilhos pedestres

Desde o Verão passado e graças a um amigo meu, comecei-me a interessar por percursos pedestres. Apesar de não gostar muito de andar só por andar, se é para andar prefiro correr, a ideia dos trilhos pedestres é interessante essencialmente por 2 factores, os trilhos normalmente são em sítios de beleza natural que assim podemos apreciar melhor do que se estivermos concentrados no esforço da corrida, e se os trilhos forem feitos com amigos podemos ir conversando em vez de estarmos a conversar no sofá em casa.

Como este amigo meu vai-se casar decidimos integrar o passeio pedestre na despedida de solteiro dele. O responsável por escolher o percurso acabei por ser eu, devido ao facto de conhecer razoavelmente bem a serra de Sintra pelos meus passeios de bicicleta. Encontrei este site com bastante informação sobre trilhos pedestres na zona de Sintra-Cascais. Acabei por escolher um percurso (PR6) que era circular de modo a voltarmos para o sítio onde íamos deixar o carro.

Quando chegámos ao sítio viro-me para um outro amigo e pergunto-lhe onde está o mapa que tinha impresso. Ele perguntou-me a mim se eu não tinha agarrado nele antes de sair de casa...pimba...bem vamos lá seguir as setas e indicações que havemos de conseguir, sugeri eu. Visto que conhecia os trilhos de andar de bicicleta e de ter visto o mapa tinha uma vaga ideia do percurso.

Bem na verdade acabámos por nos desviar um bocadinho da nossa rota, porque alguns trilhos cruzam-se e nem sempre estão bem sinalizados, então acabamos por entrar no trilho PR3 e fomos dar uma volta maior. Quando me apercebi que nos tínhamos desviado da rota sugeri que fossemos para o carro por um caminho que eu sabia que ia la dar. Fica aqui o mapa do percurso, a linha vermelha o que nós fizemos e a linha azul o percurso do trilho PR6.


segunda-feira, maio 16, 2011

Corrida Novas Oportunidades - Resultado

Estou um bocado desiludido com o meu resultado nesta prova, especialmente pelo facto de ter sido o melhor percurso que apanhei até hoje e dificilmente voltar a apanhar um percurso tão bom. O percurso era sempre plano o que abria uma boa perspectiva para baixar dos 45 minutos que é o meu objectivo.

Contudo o muito calor que se fazia sentir fez-me desde logo perceber que ia ser muito difícil. Para fazer os 10km em 45 minutos sei que tenho de fazer cada quilómetro a 4m30s. Se os 2 primeiros quilómetros fiz a 4m15s, o 3º a 4m30s, o que abria boas hipóteses, o facto é que me sentia extremamente cansado e isso veio a provar-se nos 2 quilómetros seguintes, os quais já fiz em 4m45s, ou seja, aos 5 quilómetros estava mesmo em cima do tempo necessário 22m30s. Teria de fazer os 5 últimos quilómetros à mesma velocidade dos 5 primeiros, até aos 7 quilómetros ainda tentei puxar mas a partir daí só consegui controlar o ritmo até ao final de modo a acabar honrosamente sem a necessidade de parar.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 47m40s
  • Média por cada km: 4m46s
  • Velocidade média: 12,59 km/h
  • Média de 165 batimentos cardíacos por minuto
  • Máximo de 177 batimentos cardíacos por minutos

segunda-feira, maio 09, 2011

Fim-de-semana a pedalar

Este fim-de-semana sem dúvida que tirei a barriguinha de misérias no que toca a andar de bicicleta. No sábado fizemos uma volta maior com o objectivo de rolar, Cascais-Parque das Nações-Cascais, num total de 85km.

Uma das coisas que eu gabava na minha bicicleta, era que apesar de ser do Lisboa bike tour, do 1º de todos, nunca tinha tido uma avaria. Pois é, aconteceu a primeira, estava em Monsanto e ao tentar por a pedaleira intermédia a manete das mudanças fica a rodar...e a rodar...e a rodar e a mudança não sai da pedaleira pequena. Bem la tive que desapertar o esticador e coloca-lo manualmente na pedaleira intermédia, e lá acabei por fazer o resto da volta só com as mudanças da roda.

Cansado como tudo ao fim de quase 5h a andar lá cheguei a casa, e após almoçar o que fui fazer? Descansar? Não, passar a tarde a arranjar a bicicleta para o dia seguinte. Ainda tive de ir comprar uma nova manete de mudanças porque apesar de tentar desenrascar aquela, o facto de estar partida por dentro não me deixou muitas opções.

No domingo já meio recuperado meio dorido, lá fui eu para a Serra de Sintra, trilhos, subidas inacabáveis e muita pedra solta. 40km e quase 3h30m a andar numa montanha russa. Outra coisa que eu me gabava era de nunca ter mandado um trambolhão, que era como os gatos, a bicicleta caia mas eu aterrava sempre de pé. Pois é pela boca morre o peixe, num desnível de cerca de 50cm meti a roda da frente num rego e nem deu tempo para saltar fora, a roda prendeu e lá estava eu a comer pó. Mas pronto nada de grave uns arranhõezinhos, uma roda a necessitar de ser afinada e nada mais.

segunda-feira, maio 02, 2011

Forecastfox o add-on da meteorologia

Como ando de mota uma das coisas que mais me preocupa é o estado do tempo. Um amigo que também anda de mota indicou-me o Forecastfox, e devo dizer fiquei agradavelmente surpreendido pela facilidade e quantidade de informação, bem estruturada, que nos é disponibilizada.

O Forecastfox utiliza informação da AccWeather que é um dos maiores sites a nível mundial com informações meteorológicas. Mais um add-on no meu Firefox, depois não me posso queixar quando ele fica lento ou começa a consumir toda a RAM que tenho disponível.