Já algum tempo que não mexia com bibliotecas criptográficas e como até sou um bocado esquecido, tive de pesquisar um bocado até chegar a uma solução que me fizesse encriptação com o DES. O código resultante foi o seguinte:
//DES Provider DESCryptoServiceProvider DES = new DESCryptoServiceProvider(); DES.Key = ASCIIEncoding.ASCII.GetBytes(ConfigurationManager.AppSettings["DESKey"]); DES.IV = ASCIIEncoding.ASCII.GetBytes(ConfigurationManager.AppSettings["DESIV"]); //DES encriptor MemoryStream memoryStream = new MemoryStream(); ICryptoTransform desencrypt = DES.CreateEncryptor(); CryptoStream cryptoStream = new CryptoStream(memoryStream, desencrypt, CryptoStreamMode.Write); //Data to encript StreamWriter writer = new StreamWriter(cryptoStream); writer.Write("UmaQualquerPassword"); writer.Flush(); cryptoStream.FlushFinalBlock(); writer.Flush(); //encriptor return string password = Convert.ToBase64String(memoryStream.GetBuffer(), 0, (int)memoryStream.Length)
Depois de fazer isto a solução não me agradou, acho que é código demais para fazer uma simples encriptação de uma string. 1) Porquê são necessários dois streams, um de entrada e um de saída? 2) Porquê é necessário um terceiro stream para escrever para o cripto CryptoStream?
1) Em conversa com um amigo a explicação que ele arranjou foi: O objectivo é tornar as bibliotecas genéricas. Eu até aceito esta explicação, mas não concordo muito que se complique a usabilidade das bibliotecas só para as tornar genéricas.
2) É necessário um terceiro stream porque o CryptoStream não tem um método de Write que seja simples de utilizar ao contrário do método de Write do StreamWriter.
Para mim a encriptação deveria ser algo tão simples como algo do género:
//DES Provider DESCryptoServiceProvider DES = new DESCryptoServiceProvider(); DES.Key = ASCIIEncoding.ASCII.GetBytes(ConfigurationManager.AppSettings["DESKey"]); DES.IV = ASCIIEncoding.ASCII.GetBytes(ConfigurationManager.AppSettings["DESIV"]); //DES encriptor MemoryStream memoryStream = new MemoryStream(); ICryptoTransform desencrypt = DES.CreateEncryptor(); string password = desencrypt.Transform("UmaQualquerPassword");Continuava a ser genérico, bastando que a interface ICryptoTransform tivesse um método Transform de jeito, útil para estas situações simples onde só se quer encriptar uma string.
3 comentários:
Esquece o DES. Pensa em AES.
Dica: usa o BouncyCastle para C#.
Tenho mesmo que usar o DES porque o serviço que estou a utilizar descodifica com o DES a informação que lhe mando. De qualquer modo obrigado pela dica vou investigar melhor porque não conheço.
Head... hurts... back... to... design...
Enviar um comentário