sexta-feira, novembro 02, 2007

Formatar em FAT32

Precisei de formatar um disco em FAT32 com 500GB, quando descobri que o Windows XP não suporta a formatação de discos com mais de 32GB sem ser em NTFS. Solução:

- Start -> Run e escrever diskmgmt.msc;
-
Botão direito do rato no disco que se quer formatar e seleccionar "Criar nova partição";
- Seleccionar "Partição Primária";
- Escolher a dimensão máxima possível para o disco;
- Escolher uma letra para a partição;
- Escolher "Não formatar a partição";
- Fazer download do executável fat32format ou fat32formatsrc (para quem tiver curiosidade ou medo e queira perceber o que está por trás do executável);
- Finalmente ir à linha de comandos e no path onde tiver o executável escrever, fat32format [letra do disco]:

16 comentários:

Anónimo disse...

A pergunta exige-se: porquê FAT32? Só te desvantagens. Limite de 4GB/por ficheiro, non journaled = mais susceptível a erros por forced shutdown... Há uns tempos a razão mais normal era falta de suporte de escrita de ntfs em Linux, mas isso agora já acabou! Bom bom, é reiserfs :p

Unknown disse...

Engraçado, tive de fazer exactamente o mesmo para o meu! :-P

Tiago Sousa disse...

Samuel a resposta já a deste parcialmente. Comprei um vídeo/gravador de DVD que tem entrada USB mas não suporta HDD em formato NTFS, logo tive de formatar o meu disco externo em FAT32 para o gravador suportar o acesso ao disco.

Anónimo disse...

Bom post. Tinha tentado da forma 'normal', usando o comando format /FS:FAT32 DRIVE: mas recebi a mensagem que o disco era muito grande para levar FAT32 (um disco de 120Gb!!!) - outro motivo actual para ter um disco com FAT32 é que a Playstation 3 apenas aceita este formato... Coisas da vida...

Anónimo disse...

Obrigada, agradeço desde já a dica tinha o mesmo problema com STOREX MPIX 335 que só funciona em FAT32 e não conseguia formatar.

Thanks

Anónimo disse...

POis é, não nos livramos do formato FAT32, visto que meu dvd só suporta hd externo de FAT32.. fazer oq :P

Anónimo disse...

olá...
estava a 3 dias tentando formatar meu HD externo de 250GB com FAT32 para usar no PS3. Foi rodar e pronto.

Obrigado!

Anónimo disse...

Boas... Desculpem a minha ignorância mas alguém me pode explicar melhor a ultima fase do processo para formatar uma partição...é que não sei o que fazer com o ficheiro do fat32format!!!!
Alguém me ajude sffv
Obrigada pela compreensão...

Tiago Sousa disse...

Vais à linha de comandos/DOS (escreve cmd no executar do windows e vais lá parar). Tens depois de ir até a directoria onde tens o ficheiro fat32format.exe. E finalmente é só escrever , fat32format [letra do disco a formatar]: ( Ex: fat32format J: )

Rujari disse...

Olá
Muito obrigado por esse tutorial, precisava formata um hd externo em fat32 para ser usado tanto pelo windows como no mac e não conseguia.

problema resolvido após ler esse post.

Unknown disse...

MUITO bom, ajudou muito aqui!

Anónimo disse...

Comigo não passa do 2 passo

Carlos Alves disse...

Fantástico. Resultou em pleno.
Ainda actual.
No meu caso, é o router que só aceita discos na porta USB, em FAT32
Obrigado pelo préstimo.

Anónimo disse...

Muito bom mesmo... instantâneo! E andava eu com Partition Magic, com format no MS-DOS, etc...

Excelente!

Unknown disse...

Preciso! Formatei um HD Western Digital Elements (2,5") de 1TB e interface USB em segundos. Meu filho também usa PS3 desbloqueado e necessitava de um HD maior. Newton - Rio de Janeiro - Brasil.

Anónimo disse...

Boas, eu estou com um problema, não me aparece a opção "Criar nova partição", pois eu já estou a usar o Windows8 conseguiria me ajudar com isso?