sexta-feira, novembro 09, 2007

O que fazer em caso de ataque cardíaco?

Repentinamente sente-se uma forte dor no peito, que se difunde até ao braço e, até mais acima junto à mandíbula. Mesmo que se tenha sido treinado em RCP (Ressuscitação Cardio-Pulmonar), provavelmente o instrutor do curso nunca ensinou a auto aplicar a técnica. Sem ajuda, uma pessoa na qual o coração bata incorrectamente e se comece a sentir a desmaiar, só tem 10 segundos antes de perder a consciência. Tendo em conta que a maior parte dos ataques cardíacos acontecem quando uma pessoa se encontra sozinha e não consegue pedir ajuda, o que fazer então?

Não entrar em pânico começar a tossir repetida e vigorosamente. Deve-se respirar profundamente entre cada tosse, esta deve ser profunda e prolongada, como quando se produz um forte ataque de tosse, proveniente do diafragma. Cada inalação e cada tosse devem ser repetidas de dois em dois segundos, repetidamente e sem parar, até que se consiga ajuda ou até que o coração esteja de novo a bater correctamente. As inspirações profundas levam oxigénio aos pulmões e os movimentos de contracção da tosse comprimem o coração e mantêm o sangue a circular. A pressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo cardíaco normal. Desta maneiras as vítimas de ataque cardíaco podem chegar a um hospital e sobreviver.

Hoje em dia, devido à mudança de estilo de vida, os ataques cardíacos atingem pessoas de todas as idades, mesmo as pessoas com menos de 25 ou 30 anos que não estão incluídas em grupos de risco.

1 comentário:

zedascouves disse...

Já não lia esta há uns tempos...

http://urbanlegends.about.com/library/blcpr.htm

E há ainda um comentário no fim, sobre um gajo que tentou provar que afinal até funcionava... mas não provou grande coisa.

Concluindo... se uma pessoa conseguir, acho que não perde nada em tossir.