quarta-feira, abril 27, 2022

Meia maratona de Cascais 2022

Dois anos depois estava de volta a meia maratona de Cascais. Há 2 anos atrás tinha feito o meu melhor tempo de sempre à meia maratona, desta vez sabia que não estava preparado para correr aquele ritmo por isso o objectivo era fazer abaixo de 1h30m. A ideia seria sair com a bandeira dos 4min/km e tentar aguentar o máximo possível com eles, de preferencia pelo menos até os 10kms de prova. O dia estava impecável, acho que nunca fiz esta prova com este tempo, sem vento, sem frio, sem chuva, normalmente a prova é no carnaval em Fevereiro, por isso é normal que este ano a probabilidade de apanhar bom tempo fosse superior.

Voltando à prova, arranquei com a bandeira dos 4min/km, mas rapidamente a larguei, ao chegar aos 2,5kms percebi que aquele ritmo não era para mim naquele dia, tive de reduzir o ritmo progressivamente até achar um ritmo que me fosse, não confortável, mas tolerável. Isso aconteceu mais ou menos no oitavo quilómetro, consegui nessa altura achar ali um ritmo certo, um pouco abaixo de 4m30s/km, mas estava a ser super desmotivador, parecia que ia parado e toda a gente passava por mim. Só depois dos 10kms de prova, onde ia com 42m47s de prova, é que comecei a estabilizar a minha posição e senti que já não estava a ser ultrapassado e que começava agora eu a ultrapassar alguns corredores. Depois do retorno no Guincho foi quase como entrar em piloto automático, desligar o sensor da dor, por um pé à frente do outro sem baixar o ritmo e seguir até à meta. Um tempo final muito longe daquilo que queria, acabei com 1h33m25s, nada brilhante, cansado, vazio e com sentimento de incapacidade para fazer melhor.



Já é a segunda corrida seguida que falho totalmente um resultado minimamente aceitável, depois da São Silvestre da Amadora. O que me leva à questão, será que nunca mais me conseguirei aproximar dos meus records? É que neste momento estou mesmo muito longe. Será que o treino está assim tão diferente para ter estes resultados tão piores? Não me parece que o treino esteja assim tão pior que justifique estes resultados. Será que o corpo já não quer corresponder? Pois esta é a questão que gostava de saber a resposta, vou ter de esperar as próximas provas para perceber se estes resultados vão tornar-se o meu padrão, ou é apenas uma fase mais negativa.

Sem comentários: