terça-feira, fevereiro 11, 2020

Meia Maratona de Cascais

Este ano a prova quebrou outra tradição, não foi no fim de semana do Carnaval, não havendo o habitual concurso de mascaradas e não havendo o habitual colorido que dá um beleza ímpar a esta prova. Detalhes à parte, e depois do ano passado não ter conseguido participar nesta prova por estar lesionado, este ano voltava com o mesmo desafio, baixar de 1h25m.


A história desta prova poderia ser fácil de resumir, se tudo corresse segundo o plano, bastava seguir com a bandeira dos 4min/km desde o princípio ao fim, e objectivo cumprido. Podia... mas nunca é assim tão simples. Os primeiros quilómetros foram mais ou menos tranquilos, sentia-me bem, facilmente recuperava a minha posição no grupo, mesmo quando algum atleta descolava do grupo eu sentia-me à vontade para me recolocar. Cheguei aos 10kms com 39m38s, na posição 100 da geral, ainda dentro do grupo dos 4min/km, apesar do grupo já estar reduzido a menos de metade, nesta altura éramos para aí 8 elementos. Mas conforme me aproximo do retorno ao quilómetro 12 comecei a sentir-me desconfortável com o ritmo. Conforme fiz o retorno decidi que não conseguia continuar muito mais no grupo e era melhor deixar ir embora e tentar arranjar um ritmo mais confortável. 

Durante 2kms andei um pouco à procura do meu ritmo, a ser ultrapassado por diversos corredores. Até que passa um corredor por mim e consegui seguir ao ritmo dele, senti que tinha de manter aquele ritmo de forma a não perder mais tempo. Foi o melhor que fiz, pouco a pouco comecei a sentir-me melhor, ou não tão mal, comecei novamente a ultrapassar corredores alguns inclusive que estavam comigo no grupo dos 4min/km e que os tinha deixado ir no quilómetro 12. Consegui ir saltando entre grupos que se iam aproximando, conseguindo seguir com os mais rápidos. Ao quilómetro 18 estava com 1h12m30s, já depois da subida antes da casa da Guia, tinha de fazer os restantes 3,1 kms em 12m30s, ou seja fazer praticamente 4min/km até ao final. Tendo em conta que o percurso era praticamente plano e a descer, pensei que ainda tinha hipótese de fazer abaixo de 1h25m. Dei tudo o que tinha e o que não tinha nesses últimos 3 quilómetros, mas na parte do plano não fui suficientemente rápido e mesmo tentando recuperar na descida não deu, fiz o tempo final de 1h25m23s, fiquei a uns míseros 23 segundos do objectivo, na posição 105 da geral. Estou perto, bati o meu record de qualquer maneira, e de certeza que tentarei novamente bater a 1h25s.


Sem comentários: