domingo, fevereiro 23, 2020

Visions of Atlantis - Lisboa

Após ter visto os Visions of Atlantis no último Vagos, não poderia perder a hipótese de os voltar a ver, mas vamos começar pelo início. Entro no RCA, 10 minutos antes do início dos concertos, e qual é o meu espanto quando uma banda já está a tocar. Começo logo a refilar para mim mesmo porque já é a segunda vez que me acontecia chegar antes da hora aos concertos, e o espetáculo começar antes da hora programada. Para minha surpresa não estavam a tocar os Morlas Memoria, mas sim os nacionais Glasya que têm uma sonoridade muito idêntica aos Morlas Memoria, porreiro, era uma banda que já queria ver há algum tempo por isso se eles eram os substitutos por mim tinham sido uma boa escolha. O espetáculo foi curtíssimo, mas deu para avivar ainda mais a minha curiosidade, por isso ainda vou ouvir com mais atenção o reportório dos Glasya.

Banda seguinte, os Morlas Memoria, afinal não tinham sido substituídos, os Glasya é que tinham tocado inicialmente como extras, como bónus, por isso já não podia refilar do horário. Os Morlas Memoria, eram a banda da noite pela qual tinha as expectativas mais baixas, contudo excederam as expectativas. Foi um belo concerto, a vocalista muito competente, musicalmente agradável, gostei, é uma banda que ainda precisa de amadurecer mas cumpriram bem a sua função.


Chaos Magic eram a banda que se seguia. Após alguns ano de experiência, de ouvir muita música e alguns concertos, começo a conseguir perspectivar o que posso esperar de uma banda. Quando ouvi esta banda antes do concerto pareceu-me que a vocalista tinha muitas 'ajudas' de estúdio, o que se torna impossível de esconder numa actuação ao vivo. Não é que ela seja desafinada, mas tem uma voz pequena, com pouca amplitude e com pouca potência. Têm algumas músicas interessantes, o guitarrista tem uma boa presença em palco e como voz de suporte também é competente. Não será uma banda que irei seguir com muita atenção, mas se voltarem a passar no meu radar pelo menos já conhecerei algo. A seu favor devo dizer que foram uma banda muito acessível para o público, depois da actuação juntaram-se ao público, fartaram-se de tirar fotografias e de interagir com quem se aproximava deles.


Estava na hora da actuação principal da noite, os Visions of Atlantis. Expectativas altas, e nada defraudadas uma actuação fantástica, brilhante. Desde a poderosa e bela voz da Clémentine, ao virtuosismo do Thomas na bateria, ou à energética e magnetizante presença em palco do Michele, foi uma actuação memorável. É uma pena que o RCA estivesse tão vazio, certamente a rondar as 100 pessoas, porque por um preço tão baixo, e um espetáculo tão bom, era merecido um RCA a abarrotar. Esta sem dúvida continuará a ser das bandas que mais me agrada, e se puder voltar a vê-los ao vivo não perderei a oportunidade.


Visions of Atlantis Setlist RCA Club, Lisbon, Portugal, Wanderers Tour 2020

Sem comentários: