terça-feira, fevereiro 25, 2020

Troféu de Oeiras - Ribeira da Lage

No domingo aproveitei novamente para fazer um treino mais a sério em mais uma etapa do Troféu de Oeiras, desta vez na Ribeira da Lage. O objectivo era o mesmo das provas anteriores, fazer um treino intenso de qualidade, e ao mesmo tempo tentar acabar no TOP 10 do meu escalão para ajudar a equipa a pontuar. Não conhecia o percurso, mas toda a gente dizia que era dos mais fáceis das etapas do Troféu de Oeiras, mas o que tenho a dizer pelo que vi até agora, é que não há percursos fáceis, todas as etapas até agora foram duras. Voltei a arrancar na frente da corrida e logo na subida inicial não consegui seguir com o primeiro grupo mas consegui ir logo no grupo perseguidor. Aquele tipo de subidas de média dificuldade favorecem-me, e consegui ir naquele ritmo com algum conforto. Na altura em que apanhamos a subida mais agressiva, junto ao cemitério, o grupo partiu todo e eu fiquei sozinho entre grupos.


Esta não foi uma fase fácil, estava a tentar manter a distância para os perseguidores e não deixar fugir quem ia a minha frente. Já perto dos 5,5 quilómetros de prova, quando passávamos pela ponte por cima da autoestrada, percebi que o meu esforço não me ia levar a lado nenhum, estava a ficar demasiado cansado e com dificuldade a manter o ritmo. Decidi aguardar uns segundos para ser apanhado pelo grupo que vinha atrás de mim, naquela altura já só eram 2 corredores, e então conseguir seguir com eles. Assim fiz, porque aumentei a velocidade e mais confortavelmente na cola deles. Quando apanhámos a descida que nos ia levar quase até à meta houve um esticão, e aí já não consegui seguir, apesar do ritmo bem elevado a rondar os 3m30s/km que estava a impor. Perdi aqueles dois corredores mas aproximei-me de outro que ia a minha frente e na rampa final, num último esforço ainda o consegui ultrapassar. Acabei no 30º lugar da geral e no 4º lugar do meu escalão, um óptimo resultado e um óptimo treino.

1 comentário:

Gonçalo disse...

Muitos parabéns. Grande esforço e uma bela prestação e um 4° lugar foi excelente e merecido