segunda-feira, março 09, 2020

Formação Certified Scrum Master

Já tinha estado em algumas formações de Scrum Master, e já trabalho com metodologias ágeis há mais ou menos 6 anos, por isso achei que estava mais do que na hora de tirar o certificado. As certificações não acontecem todos os dias, e inclusivamente já tinha estado inscrito numa que foi cancelada à última da hora, por isso quando o Thiago me falou que ia acontecer esta certificação em Lisboa, pus-me logo a organizar as coisas de modo a conseguir estar na formação. 

A formação foi leccionada pelo Rafael Sabbagh da empresa Knowledge21. O Rafael já inclusivamente pertenceu ao board da Scrum Alliance, por isso é alguém que comprovadamente tem imensa experiência e conhecimento na área. A formação foi muito boa, uma coisa que me surpreendeu foi a diversidade de pessoas que integrava a turma, desde pessoas ligadas à área financeira, automóveis, marketing, até ao típico e tradicional pessoal de IT, que é o meu caso. Não posso dizer que tenha aprendido assim muito com a formação, deu para limar umas arestas, deu para discutir detalhes, mas tudo o que era nuclear já tinha ouvido em outras formações, para além de trabalhar todos os dias com scrum. Acho que a inexperiência da maior parte da turma também levou a que o Rafael não entrasse tão em detalhe em alguns assuntos e tivesse que se focar em ensinar as bases.

Quanto ao exame todas as pessoas com quem falei e já tinham feito o exame diziam que era facílimo, por isso estava meio que confiante em passar sem grandes sobressaltos. Devo dizer que sinto que fui enganado! Está bem, fui à campeão, recebi o link para fazer o exame e vamos lá embora fazer isso, sem preparar nenhum material de suporte ou ler os manuais teóricos antes. Este foi o primeiro erro, o segundo erro e mais grave, foi ter escolhido fazer o exame em português e não em inglês. O exame não é em português, é em brasileiro, cheio de erros ortográficos, frases mal construídas (parece que foram postas no google translate), e algumas palavras, por serem em brasileiro tive de ir procurar a definição ao dicionário. Tenho de admitir houve perguntas, várias, que nem conseguia perceber ou a pergunta ou as respostas...pesadelo. Respondi às 50 perguntas em 30 minutos, tinha mais 30 minutos para rever tudo. Decidi primeiro marcar as que tinha a certeza que estavam certas, eram só 33, precisava de acertar 37. Comecei a ver as que não sabia mas tinha poucas dúvidas, fui pesquisar um pouco e cheguei a 38 que tinha a certeza que estavam correctas. Um pouco mais descansado, faltavam praí 10 minutos para acabar o tempo fui rever só aquelas que tinha dúvidas, e percebia o que era perguntado e as respostas. O tempo acabou entretanto e aparece no monitor que tinha passado, alivio total, estava feito.


Além desta formação ainda aproveitei para fazer outra formação, esta sem certificação, mas porque achei que o conteúdo era muito interessante, a formação em Métricas Ágeis. Adorei esta formação, esta sim posso dizer que aprendi uma montanha de coisas novas que consigo aplicar no meu dia a dia. Como melhorar a eficiência e a eficácia, erros comuns, dados concretos para comprovar que realmente um projecto está a evoluir positivamente ou não. Não esperava tanto da formação e felizmente fui surpreendido pela positiva, é bom quando temos as expectativas moderadas e depois obtemos algo mais do que o que estamos à espera.

Sem comentários: