sábado, abril 09, 2022

Team building

Uma das coisas que acho mais importantes no ambiente de trabalho são as pessoas serem mais que simples colegas, não é necessário serem os melhores amigos, mas tem de haver uma relação de amizade, respeito colaboração e entrajuda. Respeitando os outros, devemos sentir-nos à vontade para sermos nós próprios, no fundo passamos muitas vezes mais horas com os nossos colegas/amigos do trabalho do que com a nossa própria família, por isso o ambiente de trabalho quer-se são e prazeroso. Por isso valorizo bastante tudo o que são acções extra trabalho como forma de aproximar os diversos elementos de um grupo de trabalho.

Há cerca de uma semana o departamento para o qual trabalho na Sky promover um dia de team building e o resultado para mim foi óptimo, conheci novas pessoas, estreitei relações com outras, diverti-me, aprendi coisas novas...e cheguei mais cansado a casa do que num dia normal de trabalho! O dia foi dividido em duas actividades da parte da manhã jogo de basquete e à tarde peddy paper por Lisboa. Não posso dizer que goste de jogar basquete, aliás dos desportos colectivos deve ser o que mais me irrita e menos jeito tenho para jogar, até para curling devo ter mais jeito apesar de nunca ter jogado. Mas pronto, lá está, foi divertido, foi cansativo, deu para dar umas boas gargalhadas porque apesar de não ter jeito nenhum e já não jogar há mais de 20 anos, gosto de me rir comigo e com a falta de jeito dos outros. Não há melhor que um pequeno bullying entre colegas para fomentar boas relações, desde que todos entendam os seus limites e os dos outros.

A parte do peddy paper, devo dizer que inicialmente não estava com vontade nenhuma, estava cansado do basquete, estava calor, eu vestido com o casaco quente e pesado da mota e com uma mochila às costas, não me estava mesmo nada a apetecer andar de um lado para o outro. Só há um detalhe no meio disto, eu sou mesmo muito competitivo, e se havia uma competição entre equipas era para dar tudo para ganhar. Mais uma vez diverti-me imenso, apesar de conhecer relativamente bem Lisboa histórica e geograficamente, há sempre novas coisas para aprender, novos detalhes para ver. No final acabámos em 2º lugar, não foi o primeiro, mas demos o nosso melhor.



Sem comentários: