segunda-feira, abril 25, 2022

1ª corrida da criança

Não é que queira incutir ao Francisco o seguir das minhas pisadas, apenas quero incutir-lhe um estilo de vida saudável. Dito isto e como ele adora correr, e pede-me algumas vezes para ir correr com ele, decidi inscrevê-lo na 1ª corrida da criança de Cascais. Obviamente ficou super contente e motivado, com espectativas que ia ganhar a corrida. Estas crianças pensam que são imbatíveis, ou então a comparação com os amigos dele fazia com que ele pensasse que iria ganhar. A minha primeira tarefa foi mesmo trazê-lo à terra, ele não corre mal, mas não treina regularmente, não tem experiência, por isso ganhar seria só uma miragem, e o facto de não o conseguir poderia deixá-lo frustrado.


Quando chegámos à prova vi logo lá miúdos com equipamentos de clubes, a aquecerem já com uma boa técnica de corrida, por isso voltei a falar com o Francisco que ele só tinha de dar o seu melhor, correr o mais rápido que conseguisse e se divertisse. Lá arrancou ele disparado com os primeiros como se fosse fazer uma corrida de 20 metros e não de 300 metros, um miúdo à frente dele estatelou-se logo no chão, o Francisco salta por cima dele e abranda, assim um bocado baralhado e os primeiros já lá iam. Os primeiros 150 metros eram a subir, e ele já com a língua de fora e eu a correr ao lado dele a dizer-lhe que só faltava um bocadinho. Quando damos a volta começo eu a dizer-lhe que agora era sempre a descer que agora podia dar tudo até à meta. Mas ele coitado já tinha dado tudo na subida, e percebi que ele não parou até ao final porque era a descer, lá chegou ao final todo contente, meio a cambalear, e objectivo cumprido. Ele gostou imenso que era o que me importava, e se formos a ver o ritmo, quase a 5min/km, nada mal para a idade dele.


Sem comentários: