sexta-feira, outubro 12, 2012

Survival VII - Prova 4

Passadas 2h30m de nos termos deitado já nos estavam a bater à tenda para uma nova prova. Devo dizer que ponderámos como equipa não fazer a última prova, depois de tudo o que se tinha passado na última prova, aliado ao facto de termos sido a última equipa a chegar ao campismo e haverem equipas que dormiram quase a noite toda e nós nem tivemos o mínimo descanso necessário.

Lá arrumámos tudo à pressa para não falharmos o horário, desmontamos as tendas e tudo para dentro do carro amontoado. Depois de 1h de atraso por parte da organização em relação ao tempo em que tínhamos de ter tudo arrumado, lá nos dirigimos de carro (alguma ideia boa finalmente em vez de irmos a pé durante quilómetros) até ao local da última prova.

Começámos logo por ser penalizados de 2 maneiras, 1º o Jorginho não conseguiu recuperar do esforço das provas anteriores e cheio de bolhas nos pés não nos podia acompanhar na última prova, 2º como tínhamos arrumado tudo à pressa a t-shirt toda suja do Survival, devido a já ter sido usada nas provas anteriores, estava arrumada já juntamente com a roupa suja, logo não podíamos por o 'equipamento oficial', penalização por falta de equipamento. É pá usar a mesma t-shirt suja, molhada e suada durante 3 dias não me parece que seja razoável, mas pronto é a minha opinião...

Esta prova acabou por nos correr na perfeição, como não tínhamos nada a perder decidimos arriscar, tínhamos de passar por 4 pontos, 2 deles distantes e 2 ao pé do final. Fomos primeiro para os distantes e entre eles a decisão foi atalhar com algum risco pelo meio do mato em vez de andarmos pela estrada que era muito mais longe. O risco foi controlado sim, porque estávamos num planalto e tínhamos em linha de vista o ponto seguinte, conseguíamos ver mais ou menos o que nos esperava. Ainda tivemos de passar no meio de arame farpado, cardos, silvas e mato, mas compensou conseguimos ultrapassar 2 equipas neste atalho e cansámos-nos menos.


Em cada um dos pontos tínhamos de fazer uma prova de team building que acabou por nos correr melhor que o esperado, conseguimos ser extremamente rápidos em todas as provas.

Infelizmente o meu GPS morreu já perto do final, mas devemos ter feito cerca de 10km nesta prova, o que pelo meus cálculos devemos ter poupado mais ou menos 1,5-2km com os nossos atalhanços.

Contas finais acabámos por ser extremamente penalizados na prova 3 e apesar da nossa argumentação a organização não nos quis tirar a penalização de tempo a mais, quanto a nós por erros deles e não nosso. A justificação é que todas as equipas foram prejudicadas com os erros, verdade, mas umas foram mais que outras porque demoraram mais tempo a perceber dos erros aos quais eram alheias. Acho que não quiseram tirar a penalização pois mexeria radicalmente na classificação final, mas isso não posso eu dizer...

Detesto vitórias morais e apesar de achar que os Malfeitores da Passarinha estiveram muito bem não me contento com a vitória moral e podem achar que estou a dizer isto por haver um prémio de 500€ para a equipa vencedora, longe disso, aliás até acho que a existência de prémio monetário vai contra a ideologia do Survival, tornando a competição entre equipas menos salutar. A minha sugestão era mesmo que deixasse de existir prémio monetário e que o valor das inscrições baixasse, assim beneficiariam todos e seria mais fácil terem mais inscrições o que significaria mais competitividade e ao mesmo tempo acredito que existiria uma maior camaradagem entre equipas.

Gostei da atitude da organização quando nos despedimos, foram simpáticos e admitiram os erros e fundamentalmente por isso não descarto na totalidade uma nova participação no Survival. Contudo só voltarei a participar com a equipa Malfeitores da Passarinha e acho que nenhum dos outros elementos da equipa tem vontade de voltar a participar devido a estes erros e não terem sido corrigidos como nós achávamos que era justo. Em todo o caso se não participar como equipa, deixo já aqui a minha disponibilidade para ajudar a organização no próximo evento no que eu puder para tentar que estes erros não se repitam. Devo ainda dizer que os erros que achei que o Survival VI teve foram corrigidos neste Survival, por isso tenho esperança que os erros do Survival VII não aconteçam no Survival VIII. Fica aqui um pequeno vídeo da participação dos Malfeitores da Passarinha neste Survival.

Sem comentários: