segunda-feira, outubro 29, 2012

País por um canudo

Ontem tive a ver a grande reportagem da SIC sobre o desemprego nos licenciados, após quase 2 anos de eu também já ter escrito sobre o assunto, parece que as reportagens continuam a ser sensacionalistas e não tentam analisar devidamente os dados para perceber o porque do desemprego nos licenciados.

Acrescentando ao que eu já escrevi, para mim o desemprego nos licenciados tem fundamentalmente dois culpados, 1º as pessoas que escolhem ir para cursos fáceis que não têm mercado, lei da oferta e da procura (devo frisar que retiro daqui enfermeiros por exemplo, que são obrigados a emigrar apesar da dificuldade do curso e do alto nível de especialização que têm), 2º os nossos governantes, eleitos por nós, que possibilitam a proliferação destes cursos da tanga para depois poderem dizer que as estatísticas indicam que somos um país altamente educado e com formação superior.

Outro factor que começo a notar na minha área, e provavelmente acontece nas outras, é que os novos licenciados quando procuram emprego na área cada vez pedem ordenados mais baixos, achando assim que se tornam mais competitivos. Totalmente errado, e eu sei isso porque na minha empresa sou uma das pessoas responsáveis por fazer entrevistas a novos candidatos, o factor de competitividade só pode ser dado pela excelência do trabalho executado. As empresas de software quando querem trabalho de qualidade duvidosa, a muito baixo custo contratam indianos. Mas depois tem de estar alguém aqui para apagar os fogos, e esse alguém só podem ser os trabalhadores que se quiserem distinguir dos outros pela qualidade do seu trabalho.

Sem comentários: