terça-feira, março 13, 2012

Bonsai - Ulmeiro

Um dos meus hobbies que tenho explorado pouco no blog são os bonsais, por isso vou aproveitar para ir fazendo alguns posts falando dos meus bonsais. Começo pelo mais antigo, o meu Ulmeiro.


O Ulmeiro foi-me oferecido fez este natal 1 ano e é um bonsai de 1999. Como já tinha tido um bonsai Ulmeiro anteriormente e ele tinha morrido desta vez fiz um curso para aprender e conseguir tratar melhor dos meus bonsais.


À cerca de 1 ano fiz o meu primeiro transplante e a cobaia foi este bonsai, cometi alguns erros de principiante, que só leu na internet como fazer o transplante, mas passado 1 mês do transplante já ele estava cheio de força a crescer por todo o lado. Aliás o Ulmeiro deve ser dos bonsais mais resistentes e de crescimento mais acelerado o que o torna ideal como primeiro bonsai, pois aguenta bem alguns dos nossos erros de principiantes. Ainda acabei por fazer alguma moldagem a uns ramos novos que agora apresentam um resultado muito interessante.

No Outono acabou por perder todas as folhas ficando "carequinha". Este é um bonsai tanto de interior como exterior e no meu caso eu tenho-o ao pé de uma janela que abro frequentemente, apesar de ser um bonsai de folha caduca quando está só no interior não costuma ficar totalmente sem folhas. Como acabo por lhe dar os 2 ambientes como forma de o tornar mais resistente acabou por perder as folhas. No entanto em janeiro começou a rebentar cheio de força e está agora com um aspecto fenomenal.


Sem comentários: