segunda-feira, março 19, 2012

Volta de bicicleta em Sintra

Este sábado fui com o Tiago Neto fazer mais uma das habituais voltas de bicicleta para a Serra de Sintra. A primeira nota que diferenciou esta volta de outras é que foi ao sábado, e posso dizer que fiquei fã de ir ao sábado, um décimo das pessoas que ao domingo percorrem a serra o que ajuda nas descidas pois não temos de estar tão preocupados com as bicicletas que vêm a subir e também quando vamos a subir não temos tantas bicicletas a descer.

Desta vez quem escolheu o percurso foi o Tiago, o denominador era fazer uma volta rápida de manhã com poucos quilómetros mas que fosse num sobe e desce constante. O ponto de encontro foi Alcabideche por volta das 9h, descemos rapidamente até a Atrozela, seguindo por trás do autódromo do Estoril. Ainda falámos na subida de Santa Eufémia, mas como é uma  subida bastante destruidora decidimos fazer outra mais longa mas menos inclinada. Passámos pelo Lago dos Mosqueteiros, onde ia caindo numa pequena descida até lá quando bati com o pedal numa rocha. Voltámos a subir ainda mais até ao posto de vigia. O tempo estava a piorar na serra, estavam nuvens baixas carregadas e começou a chover.

Quando começámos a descer ainda tivemos de parar devido a um furo que o Tiago teve. Furo reparado e mais uma pequena descida algo complicada a nível técnico, com o piso já bastante molhado e escorregadio. Subimos mais um pouco até à altitude mais elevada do dia e agora ia começar a diversão. Uma descida de mais de 4km feita sempre em terra batida a uma velocidade entre os 35-40km/h, até vinha a lagriminha aos olhos, como estava a chover intensamente não dava para usar óculos porque não se via nada, sem óculos era a deslocação do ar e pior do que isso eram as quantidades de lama e areia a saltarem para a cara.


Chegámos à barragem do Rio da Mula e aí cada um seguiu o seu caminho, o Tiago voltou em direcção a Alcabideche e eu fiz os últimos 10km quase em contra relógio até casa. Declive acumulado de 1210m concentrados praticamente em 35km, numa volta total de 41,5km segundo o Google e 45km segundo o meu velocímetro (acredito mais no Google). Cheguei a casa por volta das 12h30m, todo encharcado e sujo de terra assim como a bicicleta...que mais se pode desejar?!?!



Sem comentários: