quinta-feira, março 22, 2012

Bonsai - Sageretia

A minha sageretia é o bonsai mais juvenil que tenho, tem apenas 6 anos e este ano foi o primeiro ano que lhe fiz um transplante. O transplante já foi a cerca de um mês e aparentemente tudo corre bem pois já começa a dar sinais de crescimento, apesar de ser um bonsai que cresce pouco apesar de ganhar folhagem com alguma facilidade.


Este é o único que bonsai que tenho com o estilo Hokidachi (traduzido para português alguns chamam estilo vassouro outros estilo bola). Apesar de não ser um estilo que me agrade muito, como me foi oferecido não pude reclamar muito. Gostava de o transformar num Chokkan (estilo recto piramidal), mas a sageretia não é uma espécie fácil de moldar algo quebradiça, por isso perdi um bocado essa ideia, eventualmente quando for mais velha posso tentar essa transformação mas por enquanto vai-se manter como está.


À ainda a dizer que este também é um bonsai algo resistente ao clima português, gosta de calor, não gosta de vento e de geadas, mas como é um bonsai de interior raramente é exposto a essas condições. É algo exigente no que toca à água, sendo que no Verão rego-o todos os dias. Apesar se estar com pouca folhagem nas fotos isso deve-se ao facto de ter sido transplantado, porque normalmente a folhagem e tão densa que não se vê o interior do bonsai.


Sem comentários: