quarta-feira, setembro 04, 2013

Rota do Carapau

No sábado passado fui desafiado pelo João Manso, para ir com um grupo fazer a Rota do Carapau, devo dizer que estive até à última hora a pensar se ia ou não, na 6ª feira à noite tinha um jantar com uns amigos e no sábado tinha de acordar às 6h. Lá enxotei a preguiça e acabei por ir até Santa Cruz, que era onde começava e acabava a volta de bicicleta.

É com grande agrado que vejo o Manso a dar estas voltas de bicicleta, foi à mais ou menos 1 ano atrás que ele foi andar de bicicleta pela primeira vez, e tendo sido um dos padrinhos do baptismo dele nunca pensei que ele pudesse e tivesse força de vontade para evoluir tão rápido.

A parte da manhã foi percorrida sempre a baixo ritmo, o percurso também não dava para muito mais, muita areia, muitos trilhos onde tínhamos de andar com a bicicleta às costas (coisa que não é nada do meu agrado), e quando no final de uma subida pensava, agora é que vai ser curtir a descida...não, a descida era técnica e era para descer à mão ou muito devagar e com cuidado. Ainda caí 2 vezes nos primeiros 15km e tive mais umas ameaças, já há algum tempo que não fazia BTT e senti-me enferrujado ao início. Os travões de trás praticamente não travavam, eu sabia que tinha de ir a revisão mas não consegui, e a descer só com travões da frente era praticamente éguas a toda a hora. Ainda baixei o selim, para colocar o centro de gravidade mais baixo e perto da roda de trás o que ajudou um pouco, mas mesmo assim não me sentia nada seguro.

A chegada a Peniche foi o que mais me agradou, percorrer os estradões junto às falésias lembrou-me muito as minhas viagens para o algarve. Almoçámos no Baleal e a seguir ao almoço, já num grupo mais reduzido, começámos então a andar a uma boa velocidade, a primeira hora deve ter sido feita a uma média a rondar os 25km/h. Nessa altura o Manso acabou por ficar para trás seguindo logo pela estrada nacional. Até à zona do Vimeiro ainda segui pelo trajecto projectado inicialmente, mas depois de 2 descidas técnicas em que ia voltando a cair e tive de passar algumas zonas desmontado, decidi também apanhar a estrada nacional nos últimos quilómetros. Cheguei a Santa Cruz já eram 17:15 e mesmo assim fui o primeiro a chegar graças ao corte de 8-10km que fiz no percurso.


A volta foi boa, mas pessoalmente não gosto de fazer voltas tão grande que sejam técnicas, não consigo por um lado aproveitar a beleza das paisagens porque estou sempre preocupado que ainda faltam imensos quilómetros para acabar e por outro lado a viagem demora imenso tempo. O que gosto são de voltas grandes mas mais rolantes que sejam um bom teste físico, ou então aproveitar uma manhã para fazer uma volta mais técnica e aproveitar a beleza da natureza.

Sem comentários: