quarta-feira, setembro 25, 2013

O fim das séries

Nestes últimos dias terminaram 2 séries que muito apreciei, estou a referir-me ao Burn Notice e ao Dexter. O Burn Notice é uma série descontraída, a única semi-humorista que via, algo entre Macgyver, 007 e Missão Impossível, em que por muito complicada que fosse a situação os protagonistas conseguiam sempre achar uma solução. Já o Dexter para mim é uma série de top, das melhores séries que vi até hoje, com um argumento super diferente e interessante.

Uma das coisas que mais detesto como fã de séries televisivas é o arrastar de uma série só porque ainda é rentável, apesar de perder qualidade e muitas vezes a coerência da história, consigo lembrar-me rapidamente de alguns exemplos: Lost, Supernatural, Fringe, Heroes, entre outros menos flagrantes.

Em relação ao final do Burn Notice, devo dizer que nem me tinha importado que ele vira-se para o 'lado negro', aliás nem sei se realmente seria o lado negro pois tal como a personagem consegui sentir a dúvida e o conflito de tomar aquela decisão porque não era uma decisão de preto ou branco existiam zonas cinzentas. Em todo o caso e depois de tomada essa decisão, gostei do final que arranjaram para a série.

Mudando agora para o Dexter, também acho que estava na hora de matar a série, mais vale acabar no seu melhor que deixar arrastar para o cano. Toda esta temporada foi bem pensada, tendo sido progressivamente preparado o final, preenchendo alguma lacunas na história que ainda subsistiam ao longo das diversas temporadas, terminando de moldar a personalidade da personagem do Dexter e revivendo alguns momentos importantes da série. Se gostei do finalzinho, não, bem sei que é uma série baseada em livros, mas não sendo uma série baseada em factos verídicos acho que poderiam ter feito um final mais 'happy ending', mas é só a minha opinião.

Outra série que está a terminar, faltando um só episódio, é o Breaking Bad, uma das séries que mais gostei até hoje também pelo facto de ter um argumento muito alternativo, estou curioso para ver o final que vão arranjar especialmente porque ainda há muitas lacunas por preencher, muita coisa que tem de acontecer, tudo num só episódio. Gostava que houvesse um 'happy ending' para o Jesse Pinkman, sem dúvida a personagem que mais gosto e a única que tem consciência moral, e ao longo da série pode parecer um contra censo mas apesar de ser desequilibrado e de personalidade inconstante, foi sempre a personagem que conseguiu trazer algum tipo de equilíbrio à personagem do Walter White. Vamos lá ver o que o final nos reserva...

Sem comentários: