terça-feira, setembro 17, 2013

Corrida do Tejo

Tinha apontado a corrida do Tejo para finalmente conseguir numa prova baixar dos 45 minutos aos 10km, objectivo que já perseguia há 2 anos. Até à última semana antes da prova andava a fazer tempos bastante interessantes, quase todos os treinos que fazia estava a um ritmo (pace) que me permitia pensar que iria com algum sofrimento mas também com alguma certeza baixar desse tempo. Mas na última semana antes da prova tudo mudou, tive ataques de asma como já não tinha a alguns anos, em diversos dias, não consegui dormir bem e até tive de abortar um treino a meio que não estava a conseguir respirar, ponderei inclusive na 6ª feira antes da prova não a ir fazer.

Bem lá fui, sem muitas esperanças, com a ideia de começar a um ritmo forte que me permitisse baixar dos 45 minutos e quando desse o 'estoiro' paciência, pelo menos tentava fazer o máximo de tempo possível  a um ritmo de menos de 4m30s por quilómetro (ritmo de 10km a 45 minutos). 

Por volta do 1,5km passei pelo corredor que marcava o ritmo de sub-45, é o corredor que normalmente chegaria poucos segundos antes dos 45 minutos, por isso estava relativamente bem. Aos 2 km passei com 8 minutos, ou seja, estava a fazer 1 minuto melhor do que precisava, mas ainda não estava entusiasmado, estava com facilidades a respirar sim, mas podia acontecer-me como o último treino que deixei de conseguir respirar de um momento para o outro.

O teste de fogo era agora a subida para o Alto da Boa Viagem, se chegasse lá acima bem podia ser que houvesse esperança. E não é que fiz aquele quilómetro onde estava a subida a 4m18s, estava espantado e começava a acreditar. Aos 5 km passei com um tempo perto dos 20m30s, um dos melhores tempos que já fiz aos 5 km, continuava a sentir-me bem e estava com uma vantagem óptima para conseguir o meu objectivo.

Continuei a tentar puxar ao meu máximo e quando cheguei a Oeiras, já ao 8º km estava com mais ou menos 33 minutos, o que significava que até podia arrastar-me a um ritmo de 6min/km até à meta que conseguia cumprir o meu objectivo. Consegui cortar a meta com um tempo oficial de 41m38s, contentíssimo comigo, pois nunca pensei conseguir alcançar tal tempo, só queria baixar dos 45 minutos e baixar com uma margem tão grande que nem consigo perceber até agora como consegui manter aquele ritmo durante toda a prova.


Agora que consegui alcançar o objectivo que estava mais difícil de alcançar, daqui a umas semanas vou ter outro desafio, fazer pela primeira vez a maratona, vai ser uma experiência totalmente nova que tenho de continuar a treinar mas com outro tipo de treino mais adaptado a uma distância tão longa. Objectivo principal é mesmo acabar e se conseguisse com um tempo abaixo de 3h30m então isso seria a cereja no topo do bolo.

Dados da minha prova:

  • Tempo de prova: 41m38s
  • Velocidade média: 14,41 km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m10s
  • Tempo à passagem dos 5km: 20m24s

1 comentário:

Raquel Santos disse...

Parabéns!
E... :) vais conseguir! :)