domingo, setembro 07, 2008

Problemas Sociais

Acabei de ver a reportagem da SIC sobre a desertificação do interior português e deixou-me impressionado com a coragem das pessoas que lutam para manterem as suas raízes, sejam elas jovens casais como os próprios autarcas. Percebo melhor agora porque à uns anos atrás o simpático presidente de Portalegre me tentava convencer a mim e a outros jovens a nos mudarmos para Portalegre, apesar de ser uma cidade "grande" para a realidade do interior não deixa certamente de sentir os mesmos problemas.

Realmente é bastante complicado sobreviver sem que haja trabalho onde se possa ir buscar o sustento do dia a dia, onde se possa pagar um empréstimo, onde se possa pagar a educação de um filho, etc. Por muitos apoios que se dêem, na minha opinião, eles não são suficientes nem dão sustentabilidade a longo prazo, é necessário que se veja isto como um grave problema social e se promovam condições para que se criem postos de trabalho para as pessoas que queiram permanecer nos lugares mais remotos do país.

Quando penso nestas e noutras pessoas honestas que lutam todos os dias para sobreviver e ter alguma qualidade de vida, sinto-me revoltado quando vejo milhões a serem gastos com criminosos que nada de bom fazem pela sociedade e que ainda refilam e se recusam a pagar rendas camarárias de 4€-5€.

2 comentários:

João Milagre disse...

Que análise mais simplista. Que violência simplificada. Pede-se mais responsabilidade quando se escreve publicamente. Mesmo nos blogs.

Tiago Sousa disse...

Análise simplista...para ser uma análise a sério seriam centenas de linhas, podes fazer melhor em vez de criticar. Violência...que violência?Responsabilidade...assumo tudo o que escrevo no meu blog com orgulho, e já agora também me podes dizer que falta de responsabilidade cometi!