sexta-feira, setembro 19, 2008

O conceito de Scrum

O Scrum é basicamente uma metodologia ágil de desenvolvimento de software. Hoje fui a um evento no qual se debateu a importância e aplicabilidade do Scrum, e fiquei com a sensação que é só aplicável num mundo ideal. Apesar de ser um conceito interessante que se pode tentar aplicar na maior parte das situações, em projectos de alguma dimensão dificilmente trará o efeito desejado.

O Scrum tem como principal pilar a equipa e a boa capacidade que os diversos elementos que a compõem têm para desenvolver um produto, ou partes do produto designados por "Potentially shippable product increment". Porque digo que o Scrum é bom no mundo ideal, porque é difícil ter uma equipa que funcione bem, que seja composta sempre pelo mesmos elementos, que os elementos estejam só agregados a um projecto, que não haja necessidade de colocar mais pessoas ao longo do projecto, etc.


A grande vantagem do Scrum é o pouco desperdício de tempo caso as coisas corram para o torto pois as iterações são curtas (2-4 semanas como se vê na imagem). O fluxo é facilmente explicável, começam-se por ter os requisitos (Product backlog), que são divididos em vários pacotes de requisitos em que cada pacote tem que original uma possível release, sendo que os pacotes são ordenados pela prioridade das tarefas. Cada pacote (Sprint backlog) é dividido pelos diversos elementos da equipa e durante o periodo de tempo extipulado (Sprint), o tal tempo a rondar as 2-4 semanas tem de surgir um Potentially shippable product increment.

Na minha opinião o Scrum não é nada de novo, aliás é só um nome pomposo para algo que todas as equipas de desenvolvimento de software tentam implementar a nível da sua organização, a própria equipa que componho tenta seguir este esquema desde à bastante tempo, mesmo sem saber que tal metodologia tinha um nome.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Na minha opinião o Scrum não é nada de novo, aliás é só um nome pomposo para algo que todas as equipas de desenvolvimento de software tentam implementar a nível da sua organização, a própria equipa que componho tenta seguir este esquema desde à bastante tempo, mesmo sem saber que tal metodologia tinha um nome."

Ah, bem-vindo aos nossos dias, buzzwords para espalhar ideias, é bom.

getJobs(); disse...

Rapaz...

Só digo uma coisa...

Essa brincadeira funciona...

Se vc aplicar vc irá ver...