sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Um Clube e um clubinho

Ontem passou-se uma situação que me deixou mesmo com o sangue a ferver, apetecia-me escrever sobre o assunto mas preferi deixar-me acalmar primeiro, não vem nada de bom quando agimos por impulso e sem reflectir.

Bem, o que se passou foi que cheguei à natação e perguntei como estava organizado o próximo fim-de-semana, no qual teremos uma deslocação até ao Algarve para competirmos no Grandfond. Qual foi o meu espanto quando me apercebi que não sabiam que eu ia. Eu digo que já tinha avisado que ia, eles diziam que não sabiam que eu ia. Bem, pode ter sido culpa minha que devia ter falado mais vezes, que devia ter perguntado mais, que devia ter garantido que estava a ser ouvido. Mas o que mais me chateou é que eu sabia que iam 5 pessoas do clube participar na prova, e quem dirige o clube não sabia de nada, só sabia que iam 2 pessoas. 

Como é possível? São atletas que vão participar na prova a representar o clube, que pagaram a sua inscrição, que vão pagar a deslocação, que vão pagar o alojamento, e quem dirigi o clube não sabe de nada? E eu que sou apenas mais um atleta do clube sabia, porque era tão simples quanto consultar a lista de inscritos que está disponível desde a altura das inscrições.

Cheguei a casa e apressei-me a tentar arranjar alojamento para 48 horas depois, como era óbvio com esta prova, mais a volta ao Algarve em bicicleta que decorre nesta altura, está quase tudo o que é alojamentos em Loulé esgotado. Ainda ponderei ficar num hotel a 10km de Loulé, mas lá consegui o último quarto num local que fica a poucas centenas de metros da partida da prova. E amanhã lá irei sozinho até ao Algarve para representar a AHBE no Grandfond do Algarve.

Mas isto foi só mais uma situação que mostram a desorganização que não pode acontecer. Ainda no início do mês aconteceu a primeira etapa do campeonato nacional de clubes, e quantos fomos participar nesta etapa...2 atletas quando são contabilizados os 3 primeiros de cada clube, ou seja, nem tivemos classificação para o campeonato nacional de clubes, quando todos os melhores clubes nacionais quiseram participar com os seus melhores atletas, porque era uma etapa que contava para o campeonato nacional. E estamos federados no clube não sei ao certo (mas devia saber, devia de haver um site, como já houve, onde estivessem todos os dados, de todos os atletas, provas onde vão participar, provas que participaram, contactos, etc), mas devemos ser algo a rondar os 30 atletas.

Há 2 semanas atrás aconteceu os 20kms de Cascais, onde participaram mais de 10 atletas do clube, mas todos como individuais, incluído eu, ou seja, é como se o clube não estivesse estado presente nesta competição. E quando realço os pontos positivos de outros clubes, não me venham com conversas que nós apoiamos os atletas nas deslocações porque isso é pura mentira. A única prova até hoje que fui que tive deslocação paga foi o triatlo de Peniche em 2013, de resto senão paguei alguma deslocação foi porque algum colega que me levou não aceitou que lhe pagasse. Mas já que não temos carrinha para deslocar os atletas como um clube, pelo menos que nos organizemos nas deslocações e estadias para conseguirmos poupar todos algum dinheiro.

Receber um pólo para ir às provas é giro para parecermos um clube mas é o menos fundamental, tenho muitos pólos em casa para ir às provas, tirar fotos com um grupo de amigos a sorrir é giro, mas posso tirar fotos com amigos em muitas outras ocasiões. Não quero com esta conversa toda estar a fazer criticas destrutivas, bem pelo contrário, o objectivo é serem mesmo construtivas, agarrarmos-nos ao que somos bons, que é sermos um grupo de amigos, mas caminharmos na direcção de deixarmos de ser um clubinho para sermos um clube.

Sem comentários: