quarta-feira, fevereiro 10, 2016

20km Cascais 2016

Corrida obrigatória no meu calendário de provas,até dá para sair de casa a pé e ir até à meta em modo aquecimento. Este já o 6º ano seguido que participo nesta prova e para meu agrado de ano para ano tenho conseguido melhorar o meu resultado. Este ano mais uma vez isso aconteceu, e da primeira participação para esta já quase melhorei o meu tempo em 20 minutos o que dá em média de menos 1 minuto a cada quilómetro.

Pode-se dizer que na corrida ando com a moral totalmente em alta, tenho treinado bem, não tenho tido lesões e os meus resultados nas últimas provas têm sido bastante bons. A minha idea foi ir um bocado "à morte". Logo no início entrei no grupo da bandeira dos 4min/km, onde também estava o Rui Rodrigues, ia tentar aguentar o máximo de tempo naquele grupo, de preferência até ao fim, mas sabia que seria extremamente difícil porque eu tenho aquele ritmo mas não em provas tão longas. Por volta dos 4 quilómetros na pequena subida da Boca do Inferno, descolei um bocado do grupo, deixei um espaço de 10-20 metros. Sabia que ao entrar na estrada do Guincho ia apanhar vento de frente como sempre, e senão tivesse num grupo ia custar-me muito mais, por isso tive de me exceder um bocadinho no esforço nessa altura para conseguir recolar ao grupo.

Até aos 10km fui confortavelmente no meio do grupo, chegámos aos 10km com o tempo certo 40 minutos. Nessa altura havia o abastecimento, e o grupo de 20-30 corredores fragmentou-se e eu não consegui seguir com a bandeira. Consegui-me manter dentro de um grupo mais pequeno, e como faltava pouco mais de 1 quilómetro para retornarmos, era agarrar-me com unhas e dentes aquele grupo para evitar o vento.

Ao virar no Guincho pus o meu ritmo quem viesse vinha, quem fosse embora ia, era fazer a minha corrida até ao final. Apesar de ter diminuído o ritmo, consegui manter-me abaixo de 4m10s/km. Quando cheguei à subida que vai dar à Casa da Guia, custou-me imenso estava mesmo a dar os últimos cartuchos, era aguentar a subida e depois respirar e dar o tudo por tudo nos últimos 2 quilómetros.

Nesta altura o William junta-se a mim, vinha a fazer uma corrida de trás para frente, segui com ele não mais de 200 metros, aquele ritmo estava a matar-me. Reparei que o Ricardo Costa, também vinha logo ali por isso era seguir com ele que estava mais ao meu ritmo. Normalmente cortaria a meta ao lado dele, não me preocuparia muito com o lugar, mas na descida até à meta senti que ele estava a aumentar o ritmo a tentar deixar-me para trás. Pronto, o meu espírito competitivo entrou em acção, esqueci-me que estava cansado, só me lembrei que era o dia que podia chegar à frente do meu treinador. Coloquei-me à frente dele e quando entrei na recta da meta foi disparar com todas as forças que ainda tinha, quando ouvi os passos mais longe e um - "Sacana" - sabia que já não era ultrapassado. Como bónus ainda pus o Ricardo a vomitar depois de ter cortado a meta, é assim quando se metem comigo!



Dados da minha prova:
  • Tempo final: 1h21m12s
  • Tempo médio por quilómetro: 4m04s/km
  • Velocidade média: 14,78km/h

Sem comentários: