terça-feira, fevereiro 02, 2016

Duatlo de Rio Maior

Aproveitando a proximidade da terra dos meus avós no sábado passado fui participar no duatlo de Rio Maior, para mim seria a minha primeira prova do ano no contexto do triatlo. Não imaginava que assim fosse, mas quando lá cheguei percebi que a maioria dos melhores triatletas nacionais estava presente, devido a ser uma prova que contava para o campeonato nacional de clubes, obter uma boa classificação não seria fácil, ainda para mais estando num período de carga maior de treino.

O tempo estava um pouco frio antes de começar, mas seria ideal quando começasse a correr, fiz o meu aquecimento e 10 minutos antes da prova comecei a dirigir-me para a zona da partida. Quando foi dada a partida parecia que estava parado, montes de gente a passar por mim, quando acabei o 1º quilómetro vi que era só mesmo uma ilusão, tinha feito o 1º quilómetro em 3m30s, claro que não estava nada confortável. Meti um ritmo certinho tentando-me aliar do que se passava à minha volta. Acabei os 4,7km do 1º segmento com uma média de 3m56s/km, muito bom mesmo, e contudo acabei este segmento apenas no lugar 190 de cerca de 250 triatletas.

Seguia-se a opção mais discutível que tive nesta prova, eu acho que foi uma boa opção, apesar de não ter visto ninguém a tomar a mesma decisão. Como o circuito de bicicleta seria tão curto, decidi não trocar de sapatos e usar os do atletismo na bicicleta, pouparia assim duas trocas de sapatos, de atletismo para bicicleta e na 2ª transição de bicicleta para atletismo. Tirando a parte dos empedrados que sentia os pés a saltar, nunca senti que tivesse assim a perder tanto devido a não estar com sapatos de encaixe. Tive a sorte de entrar no grupo certo com o meu ex-colega de equipa Mário Santos, apanhei um pelotão de mais ou menos 10 unidades, onde consegui ir resguardado e algo confortável, numa velocidade que algumas vezes chegou perto dos 50km/h. 

Quase a meio da última volta estava um grande pelotão a 100 metros de nós, houve um forte esticão no grupo, e eu como estava na parte mais de trás do grupo fiquei num corte, ainda tentei a solo apanhar o grupo mas foi-me impossível. Nessa altura apanhei um miudinho, ainda cadete (dorsal 1188) que tinha descaído desse pelotão grande, dei-lhe um empurrãozinho e disse-lhe para se pôr atrás de mim e abrigar-se. O miúdo lá conseguiu aguentar o meu ritmo nos últimos 5kms, entrando quase junto comigo no parque de transição. Fiquei bastante contente com o segmento de bicicleta, consegui uma média de 36km/h, mais uma vez acima das minhas expectativas.

Pouco antes de ter entrado no parque senti câmbrias na perna direita, que quando saí da bicicleta estava à espera que passassem, mas durante aquele longo percurso de transição (que exagero que era), não passou e começou também na perna esquerda. Saio do parque de transição assim meio torto a pensar - "Bem estes últimos 2,5kms é já para começar a recuperar." - nisto chega o miudinho ao pé de mim e diz - "Vá lá senhor, bora lá!" - o primeiro pensamento que tive foi - "Além de levar rodas de senhor, queres ver que o puto vai deixar-me aqui apeado!" - por uma questão de honra lá tive de cerrar os dentes e ir com ele.


Quando damos a volta o miúdo começa a ficar para trás e digo-lhe - "Vá lá, já falta pouco, vamos juntos até ao fim.".  Nessa altura aparece ao meu lado a 1ª triatleta feminina que tinha partido 4 minutos depois de mim, parecia um homem a correr, tentei seguir com ela, na pequena rampa do percurso ainda consegui mas conforme entro na recta da meta paguei o esforço da subida e não consegui segui-la naquela última centena de metros, e com isto tudo o miúdo também tinha descolado. 
Terminei a prova com uma média de 4m02s/km neste último segmento e com um tempo final de 1h05m48s, somente na posição 173. Mas analisando friamente a posição não foi boa, mas a prestação para mim foi extraordinária, médias muito acima do que podia esperar, e além disso o que para mim foi um bom sinal, foi a primeira prova em que fui mais forte no segmento de ciclismo (posição 167) comparativamente com os segmentos de atletismo (posições 190 e 192). Os treinos estão a resultar.


Sem comentários: