segunda-feira, junho 25, 2012

Vialonga - Castelo de Bode

Há ideias parvas...e há ideias muito parvas! Então qual foi a ideia destes idiotas, temos canoagem em Castelo de Bode sábado às 10h da manhã, e que tal irmos até Castelo de Bode de bicicleta! Das palavras aos actos quando as pessoas não são muito boas da cabeça, a tal linha que as divide é muito ténue, quase inexistente.

Acordei 6ª feira por volta das 7 horas, pus a bicicleta no carro e lá fui para o trabalho. Às 18:30 saí do trabalho, apanhei o Paulo Correia em Sete Rios e fomos ter com o João Faneca a casa dele perto de Vialonga. Como íamos passar a noite a pedalar tínhamos de ir atestar primeiro. Fomos lá a um restaurante onde o 4º elemento da viagem se juntou a nós, o Pedro Almeida, e comemos tudo o que tínhamos direito; caracóis, moelas, pica pau, presunto, queijo, broa, choco grelhados, etc.

De volta a casa últimos preparativos com as luzes e malas a levar e por volta da 1 hora da manhã puséssemo-nos à estrada. Meia hora passada e 10km percorridos e heis que a minha corrente parte, depois de 650km de Santiago de Compostela, da prova do fim-de-semana anterior a corrente tinha de partir após uns míseros 10km. O Faneca que já tem alguma experiência no assunto lá fez uma união em 2 tempos com um elo rápido e siga viagem. A minha corrente partiu provavelmente porque estava com um problema nas mudanças que elas saltavam de vez em quando sem eu fazer nada, a partir daqui tive de ter cuidado o resto da viagem, não forçando muito a corrente pois tinha medo que voltasse a partir.

Até o quilómetro 40 apanhámos imenso vento de frente, como sou bastante leve abriguei-me um pouco atrás dos meus colegas (AKA: Para-vento). Ao quilómetro 40 a  primeira paragem numa rulote de bifanas para reatestar. Quase a chegar ao quilómetro 60 o 2º percalço da noite o Faneca conseguiu furar mesmo numa viagem feita só em alcatrão.

Por volta do quilómetro 70 à saída de Almeirim, parámos para assar um chouricinho e retemperar forças. Quando arrancámos novamente por volta das 5:30 da manhã estava um frio terrível, foi a única altura que senti mesmo frio, o meu termómetro marcava perto dos 10ºC. Já de dia por volta das 8h começa-me a dar um sono brutal, já estava acordado à mais de 24 horas, tive de pedir para parar num café para beber um café e comer um pastel de nata. Toca a andar que se faz tarde, faltavam fazer 30km em menos de 2 horas, para chegarmos a horas.

Devo dizer que me senti extremamente bem, em tom de brincadeira ainda lancei para o ar - "Então e se a seguir à canoagem voltássemos a pedalar para Lisboa?" - Claro que fui fulminado só com o olhar, o Paulo Correia e o Pedro Almeida nesta altura já estavam um pouco em perda. À chegada a Constância encontrámos um ciclista super simpático com uma bicicleta de estrada que se ofereceu para nos indicar o caminho até Castelo de Bode. Ainda nos acompanhou quase durante meia hora e mais importante, na pior subida do dia que em 3km subimos em altitude 130 metros.

Finalmente chegámos a Castelo de Bode eram para aí 10h05m. Meia missão cumprida...agora só faltava pagaiar até o Castelo de Almourol (cerca de 15km em que eu estive numa canoa singular por isso não me podia encostar e esperar que alguém remasse por mim), matámos as pernas agora era a vez dos braços e ombros...e nunca mais era de noite para voltar a dormir!


Sem comentários: