sexta-feira, junho 22, 2012

Dia 7: Porto - Barcelos

Este foi dos dias que saímos mais tarde pois tivemos de esperar que o nosso anfitrião acordasse, acabámos por tomar um pequeno almoço rápido e mesmo assim saímos já eram quase 10h. Os primeiros quilómetros foram algo complicados até sairmos do Porto pois quase todo o caminho está em cima de estradas com sentidos proibidos, e se para quem faz o caminho a pé não há problema para quem o faz de bicicleta é uma complicação extra, na estrada estreita carros, no passeio estreito pessoas.


Depois desta parte mais chata começámos a apanhar empedrados para ser assim quase todo o dia, à excepção de alguns trilhos curtos em terra batida e com um pouco de lama em pouca zonas. Neste dia tivemos algumas dificuldades em conseguir carimbos especialmente na primeira parte do dia, parecia que toda a gente tinha feito ponte com o feriado do dia anterior e estava tudo fechado. O primeiro carimbo que conseguimos foi já num centro de saúde perto da Póvoa do Varzim.

Neste dia senti-me um pouco desgastado talvez pelo esforço do dia anterior, o percurso pareceu-me fácil apesar da altimetria no final dizer que não foi assim tão fácil, mas senti-me com falta de força e fui a gerir o esforço todo o dia sendo que o Pedro neste dia passou mais tempo à minha frente a puxar e eu mais a seguir no ritmo dele.


Em São Pedro de Rates passámos pelo primeiro albergue da viagem e conseguimos mais um carimbo. Aqui em São Pedro de Rates tivemos azar e passámos à hora de almoço, todos os sítios onde podíamos passar para carimbar, Museu, Igreja e Santa Casa da Misericórdia estavam fechados.

Este dia foi um bocado chato no que toca ao almoço, não passámos por nenhum sítio onde conseguíssemos comprar algo para almoçar e por isso a nossa "refeição" acabou por ser barras de cereais e geles energéticos.

Depois de tantas dificuldades dificuldades a arranjar carimbos no início do dia, conseguimos mais 2 mesmo no final do dia, na junta de freguesia do Carvalhal quase a chegar a Barcelos e já no posto de turismo de Barcelos.

 
Eu não sabia, apesar de calcular, mas este seria o último dia mais descansado que tivemos, a partir daqui iriam ser todos os dias extremamente duros. Chegados a Barcelos ainda estivemos à espera da nossa anfitriã para o que seria o último dia de coutchsurfing, aproveitámos para passear pelo centro histórico que é bastante interessante e acabámos por nos sentar na praça central a ver o europeu num ecrã gigante que tinham montado para transmitir os jogos.

Sem comentários: