segunda-feira, junho 18, 2012

Dia 4: Rabaçal - Curia

Depois de um dia anterior duríssimo só desejava que este dia fosse simples, e por sorte na minha opinião foi o dia mais soft de toda a viagem a Santiago. Comecei o dia com algumas dores nas pernas ainda não bem recuperado do esforço do dia anterior, foi a primeira vez que tive esta sensação em todas as voltas de bicicleta que dei com mais de 1 dia. Felizmente os primeiros 6-8km foram planos num single track muito estreito onde circulávamos a baixa velocidade, o que deu para habituar as pernas ao esforço, e as subidas que foram aparecendo tinham pouca inclinação ou eram bastante curtas.


Mais uma vez neste dia fartamos de ignorar o track do GPS, seguindo as setas amarelas o mais possível pois o caminho continuava extremamente bem assinalado. Chegámos a Coimbra bastante cedo por volta das 10h30m. Aqui aconteceu-me pela primeira vez na viagem uma situação insólita, entrei numa igreja a ver se carimbava os certificados e estava a haver um velório...sair de mansinho a ver se ninguém dava por mim. Passámos então pela Confraria Rainha Isabel onde conseguimos o primeiro carimbo do dia. Chegada então aos jardins de Coimbra...boas novas (private para o Pedro).


O caminho de saída de Coimbra e durante alguns quilómetros é do menos interessante que apanhámos durante toda a viagem, quase sempre na estrada nacional e sem nada de interessante para ver. A chegada deveria ser à Mealhada, mas como não arranjámos dormida na Mealhada fizemos um pequeno desvio do caminho e fomos dormir a Curia, e em boa hora o fizemos porque o seu parque central merece ser visitado.

À chegada a Curia perguntámos onde era a pensão Lourenço, um miúdo de bicicleta ofereceu-se para nos ir lá levar. Passado uma grande subida e algum tempo a pedalar vimos a placa a indicar o nome da povoação seguinte. Interpelei o miúdo a perguntar se ainda faltava muito, ao qual ele respondeu que já estávamos perto de São Lourenço (São Lourenço é uma povoação perto de Curia). São Lourenço...nós queremos é a pensão Lourenço, bem lá voltámos para trás e até encontrámos a pensão com alguma facilidade.


Depois de um banho rejuvenescedor fomos passear para o jardim e apesar da água não estar muito limpa o restante jardim é lindíssimo. Como estávamos na zona da Mealhada o nosso jantar não poderia ser outro que não leitão. Simpaticamente a senhora da pensão ofereceu-nos boleia até um restaurante que ela recomendava, visto que ela se tinha de deslocar naquela direcção. Depois de um belo jantar estávamos prontos a caminhar de volta para a pensão (sensivelmente 2km) quando por sorte a senhora retornava à pensão e mais uma vez tivemos boleia de volta.

Sem comentários: