segunda-feira, março 24, 2014

Triatlo de Alpiarça

Primeiro triatlo do ano, com o retorno ao treino a sério 2-3 semanas antes, sentia-me bem e pronto a tentar fazer a prova a fundo visto ser um triatlo sprint. Bem sei que o tempo final de uma prova de triatlo depende muito do percurso da bicicleta e das condições meteorológicas, mas tinha como objectivo fazer melhor que o meu record obtido no triatlo de Peniche o ano passado, e baixar se possível de 1h20m.


A 3 Iron Sports participou em peso nesta prova com um contingente de 11 atletas masculinos nos diversos escalões. Além dos meus colegas de clube ainda fui com o meu companheiro destas andanças o Pre que agora representa o clube Vasco da Gama. Além do tempo final como objectivo, também tentava ficar entre os 3 primeiros da equipa para contribuir para a classificação por equipas, sabia que os 2 primeiros lugares deviam estar atribuídos ao Ricardo e ao Mário, mas depois acreditava que havia ali um conjunto de 3-4 pessoas, eu incluído, que podiam discutir o 3º lugar.

Começa a natação, com a água super fria, e sendo uma prova algo concorrida, até chegar à primeira bóia não passei muito bem, o frio, as cacetadas constantes, uma natação muito pouco fluída, com esticões atrás de esticões, estava bastante ofegante para o que é o meu normal. Após a viragem da segunda bóia o regresso já foi muito mais suave, quase consegui nadar como se tivesse numa piscina. O tempo final já fora da água de 13m27s, parece-me bem e basicamente igual a Peniche onde tinha feito 13m28s, acabei por ser o 4º da equipa dentro de água.

Vinha aí a minha modalidade Némesis, tinha como objectivo neste segmento conseguir uma média superior a 30km/h. A primeira volta ainda consegui agarrar alguns grupos, consegui ir seguindo outros atletas e assim manter o ritmo alto e ás vezes até um pouco superior ao meu normal, ainda fui passado por 2 colegas de equipa mas nem me atrevi a seguir com eles. Na segunda volta comecei sem ninguém, ia a solo e sabia que ia custar muito mais, apesar do percurso ser praticamente sempre plano e sem vento, achei que ia pagar o meu esforço. Mas tive sorte, nessa altura chegou o Bruno ao pé de mim, a quem tenho de agradecer, e lá me motivou e 'rebocou' até ao final da bicicleta, conseguindo ser eu o 7º da equipa neste segmento com 38m59s e acabando com uma média superior a 30km/h como eu queria.

Começa a corrida e durante a transição perdi uns 10 segundos para o Bruno, estamos a falar num espaço entre nós de 20 metros não mais que isso, e pensei eu que rapidamente ia fechar aquele espaço, visto ser a corrida o meu melhor segmento. Mas a coisa não foi bem assim, durante a primeira volta apercebi-me que o Bruno também ia a andar muito bem e só na parte mais acidentada do segmento é que me tinha conseguido aproximar. Quando começa a segunda volta passa outro atleta por mim que estava ligeiramente mais rápido que eu, colei-me a ele e aproveitei a boleia até chegar ao Bruno, até que o apanhei a meio da segunda volta. Estava na hora de retribuir o favor que ele me tinha feito na bicicleta, respirei fundo durante 10-20 segundos e comecei a esticar um bocado a passada garantindo que ele não descolava de mim.

Acabámos a corrida sendo o 5º e o 6º da equipa com o resultado final de 1h16m28s, muito melhor do que eu imaginava retirando quase 5 minutos ao meu melhor tempo num triatlo sprint. Em relação ao segmento da corrida acabei por ser o 2º da equipa com 20m57s. Por fim tenho de dar os parabéns ao Nélson que conseguiu ser o 3º da equipa, com uma prova espectacular especialmente no segmento de bicicleta, acabando a prova praticamente o mesmo tempo do Mário que foi o 2º como já se esperava.

Sem comentários: