segunda-feira, março 03, 2014

Meia maratona de Cascais

Vou começar por algo que nem deveria falar, e se estou a falar é mau sinal, a (des)organização da prova.
  1. Em primeiro lugar acabaram com a tradição dos nomes nas t-shirts, não é que seja importante para a prova, mas era uma tradição gira e única, procurar o nosso nome na imensa lista escrita na t-shirt de todos os participantes do ano anterior.
  2. E a partir deste para mim todos os erros são graves, a existência de divisões entre os atletas de modo a por os mais rápidos à frente para não serem estorvados pelos atletas mais lentos é sempre uma excelente ideia. O problema é que a prova começava às 10h e a essa hora ainda nem as zonas de acesso tinham sido abertas, depois apressadamente mandaram avançar os restantes atletas sem abrirem as zonas restritas, ou seja, quando nós tentámos entrar para o corredor da partida já este estava cheio com os atletas mais lentos que se chegaram logo à frente, todos atafulhados feito metro em hora de ponta.
  3. Alteraram o percurso da prova, começando este ano no sentido contrário ao habitual. No anterior sentido começava-se logo com uma subida, o que fazia com que os atletas se dispersassem logo devido à dureza inicial, evitando assim atropelamentos.
  4. E por fim o mais grave de todos, segundo o regulamento da prova, a distância da corrida seria de 20km, o que se veio a verificar é que a distância era sensivelmente uma meia maratona, pode parecer pouca a diferença, mas para quem vai em esforço faz muita diferença. Aliás até a marcação dos quilómetros estava mal o que torna a situação ainda mais ridícula, até ao quilómetro 15 tudo bem quando apareceu a placa do quilómetro 16 tinham passado dois quilómetros, já o GPS marcava 17 quilómetros. No diploma final então está escrito no cabeçalho 20km+1, a organização para algumas coisas referia 20kms para outras já referia 21kms, totalmente inadmissível e de uma falta total de profissionalismo.
Passando agora à corrida em si, gostava de fazer melhor tempo que no ano anterior e se possível baixar de 1h30m, mas com a minha falta de treino devido aos problemas físicos que tenho tido, achei que era quase impossível, fui fazer a prova simplesmente tendo como ideia dar o meu melhor. Tive alguma sorte e apanhei o grupo ideal a partir do quilómetro 4, éramos 6-8 atletas com um ritmo muito idêntico formando um pequeno grupo o que ajudou a enfrentar o vento frontal na zona do Guincho. Ao quilómetro 10 ia com 43m30s, ou seja, estava 1m30s melhor que o tempo de 1h30m aos 20kms, se conseguisse manter o ritmo acabaria os 20kms com 1h27m, estava tudo a correr melhor que o esperado.

Pouco depois de dar a volta na praia do Guincho passam por mim os meus dois colegas de equipa o Luís Graça e o Pedro Castro, sabia que o ritmo deles era mais forte que o meu, mas mesmo assim saí do grupo e fui da corda deles. A minha ideia era tentar ir o máximo tempo com eles num pequeno esticão, de modo a ganhar algum tempo para depois gerir no final. Ainda consegui ir 2-3 kms com eles mas tive de os largar na altura do último abastecimento. Se tivesse em boa forma provavelmente a minha estratégia teria resultado muito bem, assim acabei por ser apanhado novamente pelo grupo onde estava inicialmente e quando o terreno subiu ligeiramente comecei logo a perder o contacto. Desta vez errei na estratégia, mas nem sempre se pode acertar, e prefiro que seja assim do que agora estar a pensar o que poderia ter feito se tivesse saído naquela altura com eles.

Cheguei ao quilómetro 20 com 1h27m30s, tinha melhorado o meu tempo do ano anterior e tinha baixado de 1h30m objectivo cumprido, mas ainda faltava mais 1 quilómetro até ao final. Devo dizer que estava fisicamente muito cansado, mas mentalmente ainda estava mais e desmoralizei um bocado neste quilómetro, normalmente o meu último quilómetro até é dos mais rápidos, ainda por cima nesta prova é quase sempre a descer, mas já tinha perdido todo o foco da prova, fui a correr calmamente até ao final acabando com 1h32m26s. Pouco depois chegou o Tiago Neto que na sua estreia numa prova superior a 10kms acabou apenas a 25 segundos de mim, um excelente resultado e deixa-me a pensar o que nós os 2 poderemos fazer em conjunto se puxarmos um pelo outro, muito provavelmente conseguiremos melhor.

Sem comentários: