segunda-feira, março 17, 2014

Sushi e palhaçada musical

Sushi...palhaçada...musical...o quê tem isto a ver? É incrível como o universo consegue reunir estes três conceitos aparentemente disjuntos. Vamos começar pelo início, desde a passagem de ano que tinha prometido ao Hugo e à Isa que faria um jantar de sushi, ao final de 2 meses e meio lá saiu o jantar este sábado. Apesar do imenso trabalho e da preparação demorada é sempre algo que me dá imenso gozo fazer, especialmente quando é para ser desfrutado na companhia de amigos. Na minha opinião o resultado até foi bom e tenho as fotos para o comprovar.




Acabámos de jantar e sentámos-nos no sofá a conversar e a comer a sobremesa, e por acaso deixámos a televisão na RTP1 e o que estava a dar? Aquele programa magnífico chamado festival da canção (o tuga), onde todos os anos são criteriosamente seleccionados cantores que nos têm representado ao mais alto nível no festival da canção da Europa. Já as músicas tinham sido cantadas e faltava só sair o resultado com o vencedor. Começa aqui a parte da palhaçada, eu e o Hugo começamos logo com os comentários machistas do género - "Quem tem o maior decote...e mais chicha à mostra!" - chegámos a 2 possíveis vencedoras e fazemos o all-in nestas duas possíveis vencedoras. Olha e não é que acertámos!!! Foram as 2 que ficaram para o final, eu e o Hugo mostrámos que é possível superar o professor Chibanga.

Após o anúncio da vencedora vê-se uma grande agitação e contestação na plateia, lá tá coisas de programas em directo que não é fácil censurar. E lá sai o meu comentário - "É que mal perder!!! Há que saber perder se ganhou é porque foi o que as pessoas mais gostaram." - Começa a música e ficamos todos a olhar uns para os outros de queixo aberto...nem vou aqui dizer os comentários seguintes, nem vou colocar aqui o vídeo da canção para não ferir susceptibilidades. Nem voz, nem letra, nem música, nada se aproveita ali, lavem a boca com sabão azul e branco quem falar mal dos Homens da Luta que ganharam em Portugal ou dos Lordi que ganharam o Festival Europeu.

Com tantos cantores bons que ficam cedo pelo caminho em programas como o 'Chuvas de Estrelas', 'Ídolos', 'A Voz de Portugal' ou 'Portugal Tem Talento', pergunto-me como temos tão pouco a oferecer como representante da nação num concurso europeu? Como é feita a lista inicial de cantores a concurso? Porque não é um júri que realmente perceba de música que elege o nosso representante? Ah já sei a resposta...senão o universo não conseguia juntar a palavra palhaçada à palavra música.

Sem comentários: