quinta-feira, dezembro 22, 2011

A lei seca

A conselho do meu amigo Pedro Santos comecei ontem a ver a série Boardwalk Empire. Ao contrário da maior parte das séries que vejo que são de Sci-fi, esta é uma série de cariz histórico com uma forte componente cultural que me agrada bastante. Apesar de só ter visto os 2 primeiros episódios fiquei bastante satisfeito e expectante com os próximos episódios. Mais uma nota, num filme de gangster quem melhor para realizar o primeiro episódio que não o Martin Scorsese?

Esta série fala da época histórica da lei seca, uma lei que como é reconhecida por unanimidade foi um erro histórico. Ao ver a série facilmente fiz um paralelismo com os tempos actuais, e como diz o proverbio, se não aprenderes com a história estás condenado a cometer os mesmos erros, creio que o que se passa hoje no que toca às drogas é igual ao que se passou com o álcool naqueles tempos. Senão vejamos, quais foram as consequências da introdução da lei seca, quem bebia continuou a beber e às vezes até mais porque o fruto proibido é o mais desejado, houve uma abrupta escalada de preços pago pelo consumidor final, traficantes enriqueceram, novas formas de criminalidade e aumento da mesma (referência da série a Al Capone). Aliado a isto ainda podemos dizer que o Estado não beneficia dos impostos destas vendas que agora são ilegais, e sim podem chamar-me de oportunista das desgraças dos outros, mas não é isso exactamente que acontece com o tabaco?

Tudo isto me leva a muitos pontos de interrogação. Será que não seria mesmo melhor legalizar as drogas, pelo menos as leves? Que dizem os estudos da experiência holandesa? Que ficaria prejudicado se as drogas fossem legalizadas?

2 comentários:

Unknown disse...

Curiosamente li à pouco tempo um post do Richard Branson (o da Virgin) a falar do sucesso da estratégia da descriminalização do consumo de drogas em Portugal. E o argumento era semelhante.

http://www.virgin.com/richard-branson/blog/time-to-end-the-war-on-drugs

Tiago Sousa disse...

Sabia que ele tinha vindo a Portugal à pouco tempo mas desconhecia estas declarações. Obrigado por partilhares.