segunda-feira, dezembro 12, 2011

Lisboa - Olhalvo de bicicleta

Pela 2ª vez eu e os meus amigos do costume (Nuno, Pedro e Jorge) fomos de casa do Nuno em Lisboa até Olhalvo de bicicleta. Desta vez a ideia seria fazer não pela estrada nacional mas por trilhos o que aumentaria a dificuldade e a distância consideravelmente.

Logo pela manhã quando me levantei percebi que a coisa não ia ser fácil, estava um frio intenso e pelo que tinha visto na meteorologia iam estar nuvens baixas todo o dia. Chego a casa do Nuno por volta das 8h, ainda comemos e por volta das 9h saímos. Um frio terrível ainda para mais para mim que sou super magro o frio afecta-me imenso.


Começámos logo por trilhos, tudo muito molhado, muita lama e muito muito mas mesmo muito frio, não sentia os dedos quer das mãos quer dos pés. Passado 40-50 minutos de estarmos a andar o Nuno reparou que o GPS dele tinha passado de 100% de bateria para cerca de 30%, isto era um problema pois o trilho que tínhamos estava lá marcado e como não conhecíamos o caminho sem GPS ia ser difícil chegarmos a Olhalvo. Provavelmente a bateria tal como eu não se deu bem com o frio e descarregou daquela maneira inesperada.


Lá fomos obrigados a desfiar para a estrada nacional e a irmos por um caminho que já conhecíamos. Visto que o caminho era mais simples a opção para tornar a viagem mais interessante foi tentar manter o ritmo elevado. Apesar de estarmos com bicicletas e pneus de BBT conseguimos manter um ritmo a rondar os 25km/h. 


O tempo manteve-se sempre bastante frio e cada paragem que fazíamos para comer ou para verificar qualquer coisa na bicicleta tornava-se um tormento para arrancar novamente. À chegada a Alenquer comecei a sentir dificuldades em respirar, muita humidade e muito frio o que não favorece nada os asmáticos. Tive de pedir para baixar-mos um pouco o ritmo e aqueles últimos 10km foram feitos mesmo assim a 15-20km/h. à chegada a Olhalvo não sentia mãos nem pés, mal consegui tirar as luvas porque tinha as mãos inchadas do frio. E despir-me para entrar na banheira...outra guerra, não tinha força ou sensibilidade nas mãos para puxar a roupa para fora do corpo, ainda por cima os calções de ciclismo são de licra e ficam justos ao corpo...que filme!

A viagem acabou por ficar um pouco arruinada, a volta que era para ser feita também de bicicleta no domingo acabou por ficar cancelada, quando acordámos no domingo estava a chover e nevoeiro, então decidimos não arriscar.


Sem comentários: