terça-feira, setembro 13, 2022

Baptismos de mergulho nas Berlengas

Desde o início da pandemia que não tinha voltado a mergulhar, demasiado tempo, é verdade que é como andar de bicicleta, no entanto há sempre alguma desconfiança, não usava o equipamento há 3 anos e eu próprio não ia para baixo de água há 3 anos, podia-me esquecer de algum detalhe ou protocolo. Devido a isso decidi da parte da manhã acompanhar os baptismos de mergulho da Liliana e da Luciana, para voltar a relembrar e ganhar confiança num mergulho mais fácil e a pouca profundidade. Os baptismos correram lindamente, a Liliana ainda sentiu alguma ansiedade, de início não estava muito confortável, mas depois fez um mergulho impecável. A Luciana que era a que estava com mais receio inicialmente, foi quem fez o mergulho mais tranquilo, e esta é a palavra mais adequada para descrever o mergulho, tranquilidade, respirar normalmente, movimentos calmos e fluídos, não entrar em pânico com os pequenos problemas, água na máscara, água na boca, frio, etc.

Da parte da tarde fui fazer o meu segundo mergulho, mais uma vez foi um mergulho a pouca profundidade, o máximo que fomos foi a 13 metros, o meu buddy só tinha o curso de open water e estava habituado a mergulhar em lago e não em mar, por isso não foi um mergulho muito profundo. Contudo apanhámos algum fole junto a umas escarpas, levámos ali umas quantas porradas e saí dali algo cansado. Devo confesar a determinada altura apeteceu-me ajoelhar uns momentos no fundo, recuperar o fôlego e descansar os tornozelos que já me estavam a doer. Falta de habito de usar umas barbatanas daquele tamanho. Para o final do mergulho comecei também a sentir algum frio, os últimos minutos do mergulho, especialmente na altura que estava a fazer patamar, foram já aborrecidos e só me apetecia um banho de água quente e deitar-me. Dois mergulhos no mesmo dia para mim é demasiado cansativo, e o corpo não consegue manter a temperatura no segundo mergulho, foram quase 2 horas debaixo de água no somatório dos 2 mergulhos, prefiro só fazer um bom mergulho de manhã, almoçar e vir descansar para casa.

Sem comentários: