segunda-feira, julho 04, 2022

Troféu de Oeiras - Linda a Pastora

Já se passou uma semana da última prova do troféu de Oeiras, normalmente já teria registrado por aqui o acontecimento, mas mais vale tarde que nunca. A noite antes desta corrida não foi propriamente fácil, dormi mal, tive uma pequena crise de asma por isso fui algo receoso para a prova. A corrida começa com um curto falso plano a subir seguido pela dificuldade da prova, uma subida de 1,5kms em alguns pontos algo dura. Nesta fase da prova dei tudo aquilo que tinha para conseguir manter a cabeça da corrida em linha de vista, esforcei-me um pouco mais do que o que devia, tenho de admitir.


Quando cheguei ao topo da subida o pior da prova a nível de altimetria estava passado, mas o pior a nível de sofrimento estava agora a começar, queria manter o ritmo e não estava a conseguir, demasiado ofegante, e começava a ser ultrapassado por muita gente. Nesta fase foi sofrimento, senti que tive de baixar o ritmo e conter-me para conseguir recuperar o folego. Pouco a pouco lá fui conseguindo estabilizar e começando a sentir-me melhor, fazendo alguma cedência a nível da intensidade. Quando estava com 5,5kms de prova apanhei uma pequena descida, onde vejo um grupo e 4-5 atletas a cerca de 20 metros à minha frente. Nessa altura até me sentia bem, e apesar de não ser um grande descedor, decidi aumentar o ritmo para tentar apanhar aquele grupo. Tenho de admitir que até para meu espanto, com alguma facilidade em 500 metros apanhei e ultrapassei esse grupo. Mentalmente estava uma besta, sentia-me forte, tanto foi que ainda fui apanhar mais 2 atletas que iam isolados à minha frente, ganhei 10-15 metros de distância para eles e depois foi gerir até ao final. Apenas o 13º lugar no meu escalão não foi satisfatório, mas o ritmo final de 4m02s/km foi até bastante bom, o pessoal do meu escalão é que é muito forte. Esta foi a última prova do ano, no entanto, para a próxima época cá estarei novamente, e com muito orgulho a representar esta magnífica associação/clube que já me deu muito mais do que aquilo que eu poderia imaginar ou desejar.


Sem comentários: