segunda-feira, maio 16, 2022

Troféu de Oeiras - Outurela

Segunda prova do ano para mim no troféu de Oeiras, e desta vez a jogar em casa, na prova da Outurela organizada pela minha equipa a Associação de Moradores 18 de Maio. O factor casa para mim não era grande vantagem, era a primeira vez que ia fazer a prova por isso nem conhecia o percurso. Falei com o pessoal da equipa só para tentar perceber mais ou menos onde estavam as dificuldades, e segundo o que me tinham dito a dureza estava toda até os 5kms a partir daí seria sempre a descer até à meta.

Estas provas curtas parece que não, mas são sempre de uma dureza extenuante, uma altimetria complicada e como a distância é curta vamos sempre no máximo. Mesmo antes da partida desata a chover só para deixar o chão todo molhado e escorregadio, já há imenso tempo que não chovia por isso o chão parecia que tinha sido besuntado com óleo de carro. Saída sempre rápida, mesmo que seja a subir, pequena descida e ainda tinha em linha de vista o grupo da frente. Segunda subida começamos a ficar espalhados e encontro ali um ritmo certo que queria manter durante o resto da prova. Segunda descida, atacada com alguma desconfiança devido ao piso escorregadio, e regresso ao ponto de partida. Agora era a parte mais dura 1,5kms sempre a subir, num tipo de subida que me agrada, dura mas que dá para ir a correr e fazer diferenças. Cheguei lá acima com a corda na garganta, era altura de sofrer e manter um ritmo alto naquele falso plano que nos levaria à descida final. Entro na última descida outra vez a medo, um declive muito acentuado e mesmo muito escorregadio, mais valia perder uns segundos a estatelar-me ali ao comprido.


Durante a descida ainda fui ultrapassado por um senhor que claramente era de outro escalão que não o meu por isso nem tentei ir atrás, foi manter o ritmo e chegar à meta com segurança. O tempo final de 29m38s com uma média de 4m03/km e 8º lugar no meu escalão foi óptimo com este percurso duro, e acima de tudo senti-me bem, senti-me com força para puxar, senti consistência mesmo na parte final da prova.

Para finalizar em beleza o convívio de equipa, e comemoração do também óptimo 8º lugar entre as equipas. Só foi pena de poucas pessoas terem conseguido ficar para o almoço, mas com certeza teremos outras oportunidades.



Sem comentários: