terça-feira, outubro 29, 2019

Lisboa on Top - 2 etapa

Depois do magnífico resultado da 1ª etapa, sabia que seria difícil de repetir, mas não ia deixar de tentar. O percurso desta prova já me era conhecido, já tinha passado pelos sítios algumas vezes em treino, por isso era como correr em casa. Mesmo assim fiz o reconhecimento do percurso, e a sensação que tive na altura foi, tenho uma pequena subida dura logo ao início, uma zona de plano, e uma subida longa de média intensidade.

Arranquei logo na frente com um miúdo de 14 anos que conheci na partida, sim 14 anos, mas da minha altura com um físico impressionante para alguém da sua idade. Na 1ª subida curta e dura ele passou por mim e impôs o ritmo, não fui ao choque porque já me conheço bem e deixei-me ir num ritmo que achei confortável para os 2 kms que ainda faltavam. Quando cheguei ao plano acabei logo por passar para a frente e juntou-se a nós outro corredor. Nessa altura que precisava que alguém impusesse o ritmo fui eu a frente, sabia que o meu calcanhar de Aquiles nesta prova seria essa fase plana, pois é onde não consigo ter tanta potência como os melhores.


Conforme começa a subida continuo a ouvir a respiração e passadas deles atrás de mim, numa curva o miúdo ainda se pôs a meu lado, mas a dada altura começo a sentir que começaram a ficar mais distantes, e depois de uma zona com declive mais acentuado olhei para trás e reparei que me estava a distanciar. Comecei também a ultrapassar corredores que tinham arrancado 10 minutos antes na série anterior à minha, percebi que estava a subir bastante bem apesar de estar com a respiração ao máximo, e de ter dificuldade em perceber se realmente ia rápido ou se devia tentar ainda acelerar um pouco mais. No final cortei a meta em primeiro com 15 segundos de vantagem para o miúdo e pensei que tinha feito um bom resultado. Sim fiz um bom resultado, a verdade é que a minha série até foi das mais lentas, na geral acabei por ficar em 7º lugar, o que não deixa de ser óptimo mas não fiz tão bom resultado como pensei quando cortei a meta em 1º lugar da minha série. Analisando depois o meu percurso no Strava, com outros corredores que ficaram a minha frente nota-se claramente que perdi tempo foi no plano e que apesar de ter ganho muitos segundos na subida não consegui recuperar o que perdi no plano.




Sem comentários: