segunda-feira, setembro 30, 2019

Trail dos templários

Depois de no dia anterior ter feito uma óptima corrida no Lisboa on Top, estava super confiante para esta prova, apesar do esforço do dia anterior. O objectivo novamente era ficar nos primeiros 10%, o que significava acabar abaixo do 15º lugar, e se me corresse bem quem sabe mesmo o Top 10. Esta já é uma prova com algum nível, inclusivamente o vice-campeão nacional de trail estava presente, por isso seria um belo desafio, e acima de tudo, um belo treino para a maratona de Atenas.

Arranquei bem, vendo agora as coisas, até demasiado bem, fiquei ali por volta da 6ª posição durante os primeiros quilómetros e a correr sozinho. Pouco depois dos 2 quilómetros senti um ardor intenso numa perna, tinha sido picado por algo, provavelmente abelha ou vespa. Fiquei algo apreensivo, apesar de normalmente não fazer reacção intensa a picadas, estava ali com o sangue a bombar a toda a velocidade e em esforço o que poderia potenciar o efeito da picada. Soube uns quilómetros mais a frente que tinham sido vespas e que não tinha sido o único a ser picado.

Ao 6º quilómetro distraí-me e enganei-me no caminho, a minha sorte foi que gritaram por mim e rapidamente voltei ao caminho correcto só sendo ultrapassado por 3 corredores. O último destes corredores foi um senhor que acabou por me acompanhar quase durante toda a prova, umas vezes um na frente outra vez o outro mas quase sempre juntos.

No abastecimento dos 14 kms mais ao menos a meio da prova, estávamos 4 corredores juntos, do 9º ao 12º lugar. Estava tudo a correr bem e era gerir o ritmo. Durante uma subida antes dos 20 kms eu e o senhor que muito me acompanhou, ficámos para trás e continuámos a ajudar-nos. Antes do abastecimento dos 25 kms, tropecei numa pedra e os músculos gémeos agarraram, além de ter ficado com o dedão a doer-me imenso. O senhor mais uma vez ajudou-me, deu-me um pacote de magnésio para eu tentar amenizar as cãibras e disse-lhe para seguir que não estava a aguentar o ritmo.


Quando cheguei ao abastecimento sentia-me totalmente vazio, sem forças nenhumas, estava a pagar também o esforço do dia anterior. Dali até ao final fui ultrapassado praí por 5 corredores, sendo que o último já foi dentro do último quilómetro. Classificação final foi 17º lugar um bocadinho abaixo do que pretendia, mas com um tempo final de 2h50m22s, abaixo das 3h que era também o objectivo. Agora quando vi a classificação por escalões fiquei frustrado, o lugar que perdi no último quilómetro fez com que ficasse em 4º lugar no meu escalão, apenas a 15 segundos do 3º lugar, mais uma vez bati na trave e fiquei com o lugar que ninguém quer. Também ficar no pódio 2 dias seguidos...não querias mais nada Tiago!?!?


Sem comentários: