quarta-feira, abril 12, 2017

A saga da máquina de lavar avariada

Dia 1 de Abril, até parecia mentira, mas a máquina de lavar morreu, nem sinal dava. Procurei na internet alguém que pudesse ir ver o que se passava, a um sábado. Consegui uma empresa que cobrava 20€ pela deslocação. Lá foi um técnico a casa, que nos indicou que o problema estava numa placa, que na 2ª feira seguinte ia ver quanto custava. Quando chegou a altura de pagar pediu 20€ da deslocação...mais 20€ de diagnostico, já me começava a sentir "enbarretado". Na 2ª feira liga a dizer que dizer que a placa demoraria 15 dias as chegar e custaria quase 300€, e sugeriu ir buscar a placa antiga para tentar reparar. No dia seguinte lá voltou a casa e enquanto retirava as dezenas, sim dezenas, de fios agarrados à placa eu na minha inocência perguntei - "Está a tirar os fios todos sem os marcar, sabe depois onde fica cada um?" - ao que ele me respondeu todo confiante - "Sim, sim! Os fios só têm um sítio onde se pode ligar cada um deles.".

Ainda no mesmo dia liga-me a dizer que a reparação era 120€, bem melhor que os quase 300€, e que ao final da tarde ia la por a placa se eu aceitasse a reparação. Claro que sim ia poupar uma data de dinheiro. À tarde lá apareceu e enquanto está a montar tudo diz que o preço final seria 150€, 120€ da reparação mais 30€ da montagem, mais uma vez não me tinha dado o valor final e queria-me cobrar mais à última hora. O painel da máquina já acendia, mas continuava com um erro. O homem lá se foi embora, sem que eu lhe pagasse nada, e disse-me que ligava no dia seguinte. Quando me liga, diz que a única solução era mudar aquela placa e mais duas placas e que tudo ficaria a rondar os 500€, a mim soou-me a - "Não percebo patavina do que se está a passar por isso substituo tudo que assim sei que fica a funcionar." - como é óbvio rejeitei a reparação. Até agora tinha gasto 40€ e a máquina ainda não estava a funcionar.

Já com vontade de comprar uma máquina nova, a Ana queria uma última tentativa de reparação, ligou directamente para a Bosch. Lá foi um técnico a casa, viu a máquina, começou a analisar o que podia estar avariado, e chegou à conclusão que só poderia ser a placa que o antigo técnico tinha reparado, mas nem a chegou a tirar de dentro do compartimento onde ela estava. Teria de esperar uma semana, pois nem mesmo a Bosch tinha aquela placa em stock para mudar e custaria cerca de 200€ (menos que os 300€ que o primeiro técnico me tinha dito). Por esta deslocação paguei 50€, ia agora num total de 90€ sem ter a máquina a funcionar.

Ontem lá voltou o técnico da Bosch a casa, quando ao tirar a placa do compartimento repara que os fios estão mal ligados, aqueles fios que eu tinha perguntado ao homem se os sabia ligar de volta. Tira a placa para fora, mostra-me a reparação que o primeiro técnico tinha feito, notava-se claramente que tinha soldado uma resistência nova num dos locais da placa, uma resistência custa cêntimos e ele queria cobrar-me 120€. Volta a por a placa no sítio, liga-a correctamente e voilá, a máquina estava a funcionar. Pelo trabalho que teve desta vez cobrou-me 30€, ou seja, no total gastei 120€ para ter a máquina a funcionar. Conclusão, foi bem feita para o charlatão que foi lá a primeira vez e que queria ganhar uma data de dinheiro à minha custa, só que o karma e a incompetência, fizeram com que ligasse os fios mal e perdeu 150€. Se o primeiro técnico tivesse tido sucesso teria pago 190€ no total, se o segundo técnico tivesse sido chamado logo ao início teria pago quase 300€, acho que no final, com alguma dose de sorte, me fiquei a rir.

Sem comentários: