segunda-feira, novembro 18, 2013

Corrida do Monge

Depois de 2 noites em que a minha asma não me tinha dado muito descanso não estava com muita vontade de ir à corrida do Monge, ou melhor, vontade até tinha mas não me sentia nada confiante. O pior que podia acontecer era acabar a andar, por isso que se dane, lá fui ciente que não estava a 100% mas que ia dar o meu melhor em todo o caso.

O tempo estava perfeito para correr, um solinho bom a cortar o frio que se fazia sentir, que passado 5 minutos de estar a correr já nem se sentia frio nem calor, perfeito. Sabia que os primeiros 4km seriam sempre a subir, fui a controlar a respiração inicialmente na companhia do Mário Santos um dos meus colegas de equipa, mas ao fim de 2,5km senti que a asma não me estava a afectar por aí além e dei um pequeno esticão para começar a subir uns lugares. Este tipo de subida longa não sei porque mas adapta-se perfeitamente à minha maneira de correr, sinto-me sempre muito bem e vou fazendo ultrapassagens com alguma facilidade, nunca parando de correr.

Começamos a descer e aí já não sou assim tão bom, talvez devido a já me ter lesionado numa descida em trail tento sempre resfriar o meu ímpeto de desatar a correr feito cabra montês. A descida era pouco técnica feita a boa velocidade, contudo com alguma perigosidade devido às raízes, leiras, pedra solta e a própria velocidade que se atingia. 

A última subida já era algo de respeito, ainda comecei por continuar a correr, mas rapidamente desisti da ideia, tinha outros atletas à minha frente que eram difíceis de ultrapassar pela irregularidade do terreno, mas mesmo que não tivesse pouco depois teria de andar porque o terreno era mesmo muito inclinado (mais de 20%), arenoso e extremamente irregular.

Voltamos a descer, aumentei um pouco o ritmo mas continuavam atletas a passar por mim nas descidas, estava muita pedra solta e não me sentia confortável para arriscar mais, decidi continuar a tê-los dentro do possível em linha de vista para ter uma referência. Marca dos 10km, faltava 1,5km de descida, já estávamos em estradão e sabia que até ao final seria sempre a descer em empedrado ou alcatrão. Pensei para mim, isto é o equivalente a uma série que estou acostumado a fazer, são só 1,5km de sofrimento que falta. Nessa altura alarguei o passo a sério e na curta distância que faltava ainda fui buscar 4 atletas que estavam à minha frente acabando a corrida quase em sprint.


Os resultados finais ainda não saíram e não esperei que fossem afixados no final, mas pelo que percebi acabei ali a rondar o 70º lugar, o que não foi nada mau porque estavam inscritos quase 600 atletas, a maior parte deles muito mais habituados a estas andanças do que eu, e mesmo assim fui o 1º do meu clube. Parabéns à organização em todo o caso pelos abastecimentos, era só água mas colocados mesmo nas alturas onde era necessário, o percurso fabuloso, e o saco no final também bem composto, tendo para mais  em consideração que a inscrição era só 7,5€.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 1h09m15s
  • Velocidade média 9,96km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 6m01s

Sem comentários: