segunda-feira, outubro 28, 2013

Corrida Montepio

Para esta corrida tinha como objectivo conseguir fazer 5 quilómetros abaixo dos 20 minutos. Como sempre cheguei à prova quase em cima da hora de começo (mau hábito), o que faz com que tenha sempre de apanhar a 'hora de ponta' na partida. Quando passei a partida já a corrida ia quase com 1m30s, e muita gente à minha frente. Rapidamente fui para o passeio e pus o meu ritmo, literalmente fui 'à morte', era dar o máximo até ao quilómetro 5 e depois provavelmente ir quase a passo. O percurso era excelente, sempre bastante plano, e o calor ainda não se fazia sentir, só nos últimos 2 quilómetros senti mais calor.


Aos 5km ia com 19m19s, missão cumprida pela primeira vez fiz 5kms abaixo dos 20 minutos, baixar o ritmo que tinha o coração na boca. Quando chego ao km 7 olho para o cronómetro e vejo que estou em cima dos 28 minutos, faltavam 3kms, se conseguisse voltar a fazer a média inicial de 4min/km, chegava aos 40 minutos. Bem, fiz das tripas coração e voltei a acelerar o ritmo para tentar algo que nem estava planeado inicialmente, que era fazer os 10 quilómetros em menos de 40 minutos. Nessa altura ia com a 3ª classificada feminina e um colega dela que tentava manter o ritmo vivo, era a corda à qual tinha de me segurar. No final falhei os 40 minutos por meros segundos, mas foi uma óptima indicação que talvez consiga bater os 40 minutos mais brevemente do que esperava. A classificação final pode ser vista aqui.


Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 40m16s
  • Velocidade média: 14,9km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m02s
  • Tempo de passagem aos 5km: 19m19s

Sem comentários: