terça-feira, fevereiro 07, 2012

Este blog escreve em português

Apesar de não ser um expert em língua portuguesa, percebo claramente que este acordo ortográfico é uma aberração e um atentado à cultura portuguesa e de todos os países da CPLP. Na minha modesta opinião cada país da CPLP apesar de ter como base a língua portuguesa, também introduziu na linguagem tanto falada como escrita alterações que mostram as nossas diferenças culturais.

Desde sempre fui contra o acordo ortográfico, e agora com a decisão patriótica de Vasco Graça Moura de obrigar toda a comunicação do CCB a ser escrita em português de Portugal, esta polémica volta novamente à ordem do dia. Infelizmente temos problemas muito mais graves para resolver e os políticos do nosso país em vez de se preocuparem com os problemas ainda estão apostados em criar novos como neste caso.


Gostava de ter encontrado um vídeo com as declarações de João Pereira Coutinho no TVI24 da última sexta-feira à noite, infelizmente só encontrei a parte final das declarações pois elas explicavam bem o porquê deste acordo ortográfico ser uma abominação.

Tal como demonstra a peça cómica dos Contemporâneos, este acordo ortográfico só foi criado por interesses economicistas sem a mínima preocupação pelo nosso legado histórico. Este blog escreve e continuará a escrever no meu bom português de Portugal.

1 comentário:

Kenia disse...

Eu discordo totalmente da sua opiniao. Acho que a ideia é tornar a lígua portuguesa mais expressiva internacionalmente. Eu acredito que se cada país ceder um pouquinho modificando sua gramática, podemos ter uma língua mais expressiva. E pra que isso? Assim aumentaríamos o número de publicaçoes de livros (conhecimento) em uma língua comum a ser comercializado em todos esses países. Cansei de ter que comprar livro em espanhol, gostara muito de poder ler o que eu quero em portugues. Logo, creio que o caminho é adaptar nosso português ao da maioria e nao impôr o português de Portugal simplesmente pelo fato de ter dado origem às demais variaçoes "portugês" espalhadas pelo mundo. Creio que pensamentos como o seu nao levam a nada. Pra que segregar se podemos ser melhores juntos?

Bjs