segunda-feira, agosto 29, 2011

As férias dos trilhos

Estas férias foram um pouco diferentes das férias tradicionais de praia e mais praia. Visto morar encostado à praia não sinto a necessidade que a maior parte das pessoas tem de ir para Algarve e destinos tipicamente de praia.

Este ano as minhas férias dividiram-se entre Vila de Rei e o Gerês, com o objectivo de conhecer as zonas fazendo trilhos pedestre e depois se houvesse o impulso de ir por o corpo dentro de água aproveitar as praias fluviais, poços, albufeiras e outros locais onde se pudesse por o corpo de molho.

Na zona de Vila de Rei acabámos por fazer 4 trilhos, um deles só tínhamos uma rota no mapa, tentámos fazer na mesma apesar de na parte final termos cortado caminho e não termos conseguido fazer o trilho na sua totalidade. Os outros 3 foram trilhos assinalados: Rota das Conheiras, Rota do Bostelim e Trilho das Bufareiras.

No Gerês fizemos 5 trilhos, um dos quais não era mais uma vez um trilho marcado, mas neste caso tínhamos o trilho em formato GPS e as indicações da "Revista Itinerante". Acabou por correr às mil maravilhas e foi dos trilhos mais fáceis de se fazer a nível de orientação (este foi o trilho mais longo que fizemos até agora numa extensão de 17,5km).

Os outros trilhos foram marcados e dos 4, tirando o do Megalitismo, ou outros 3 tinham uma beleza fenomenal e sinceramente não consigo escolher o que mais gostei. Os trilhos foram: Trilho dos Moinhos de Parada, Trilho do Megalitismo de Britelo, Trilho da Preguiça e Trilho Pertinho do Céu.

No final percorremos quase 100km a pé no total de 9 trilhos durante estas férias. Um dos meus companheiros de aventuras também deixou no seu blog algumas informações sobre os trilhos que podem ser consultadas aqui.

Sem comentários: