Sempre ouvi dizer que os certificados de aforro eram seguros desde que o país não entre na banca rota. Ora no estado actual das coisas parece que já estivemos mais longe que isso venha a acontecer, e agora vem a minha pergunta, será que devo de levantar os meus certificados, não é que sejam muitos? Será que se isto continuar e eu adiar o levantamento dos certificados, quando os tentar resgatar isso me será negado?
2 comentários:
Em termos pratrioticos não devias levantar, ou seja, quando o país mais precisa de dinheiro, se o pessoal levanta todo o carcanhol ainda é pior para o governo.
Pode acontecer o governo ir para a banca rota, mas nesse caso não ficas sem os certificados, podes ficar quanto muito impossibilidado de os levantar durante esse periodo. Mas os paises com o rating menor (de economia mais fraca) costumam dar mais juros nos certificados devido ao risco extra.
Em caso de reestruturação da dívida soberana (do Estado)em que haja corte de capital dos credores, qualquer credor do Estado - neste caso um aforrador com certificados - também sofre cortes na mesma medida dos outros credores. Em tal situação, só o FMI tem previlégios creditícios.
Enviar um comentário