E este foi o último dia do Techdays deste ano, hoje tenho 2 áreas a destacar, a primeira a nível mais tecnológico com algumas das novidades da framework 4.0 e o segundo mais a nível de gestão com algumas recomendações que podem ajudar para o sucesso de um projecto.
No que tocam a inovações tecnológicos foco alguns pontos como: variância, argumentos por nome (suspeito que esta é uma forma de tornar o código ainda mais javardo por parte de alguns programadores cowboy), valores por omissão, tipo dymanic e muito importante, novos serviços de suporte a multi-threading. Realço o multi-threading pois como disse no post de ontem os sistemas têm de ser cada vez mais assíncronos, de modo a aproveitar os multi-core que actualmente já são comuns, logo faz todo o sentido que a framework e a própria IDE tenha sido refinada deste ponto.
Em relação à gestão de um projecto fiquei com algumas ideias de como minimizar o risco de falha como:
No que tocam a inovações tecnológicos foco alguns pontos como: variância, argumentos por nome (suspeito que esta é uma forma de tornar o código ainda mais javardo por parte de alguns programadores cowboy), valores por omissão, tipo dymanic e muito importante, novos serviços de suporte a multi-threading. Realço o multi-threading pois como disse no post de ontem os sistemas têm de ser cada vez mais assíncronos, de modo a aproveitar os multi-core que actualmente já são comuns, logo faz todo o sentido que a framework e a própria IDE tenha sido refinada deste ponto.
Em relação à gestão de um projecto fiquei com algumas ideias de como minimizar o risco de falha como:
- Ter uma boa comunicação entre a hierarquia que está responsável pelo projecto,
- Envolver o cliente nas especificações e testes,
- Garantir que todos estão a pensar a mesma coisa sobre cada funcionalidade,
- Usar tecnologia recente, documentada e com bom suporte,
- Cuidado com a qualidade (flexibilidade, performance, tolerância a falhas, manutenção simples, segurança, etc),
- Estimativa de riscos gerindo as expectativas,
- Garantir que toda a equipa está motivada e tem as capacidades necessárias,
- O cliente tem de sentir que o que lhe fornecemos tem uma mais valia para a sua organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário