domingo, janeiro 17, 2010

Filmes vs Séries

Para quem me conhece sabe que sou uma pessoa que no meu tempo livre gosto bastante de ver filmes e séries. Tenho notado que ultimamente cada vez vejo menos filmes e cada vez mais séries, apesar de isso ter sido uma mudança gradual da qual nem me estava a aperceber, agora porque isso aconteceu?

Bem, ao que me parece tem tudo a ver com uma questão de envolvimento com a história. Apesar de um filme de milhões, ser sem dúvida de melhor qualidade cinematográfica que qualquer série, não consegue elaborar tanto uma história porque tem 1h30 - 3h.

Numa série é possíveis vários volte face, a trama pode ser mais elaborada, é possível a mudança de personagens, diversas coisas que tornam uma série muito mais viciante que um simples filme. E cada vez noto mais que mesmo actor de renome, têm predisposição para fazerem séries abdicando muitas vezes de estarem no grande ecrã numa mega produção.

4 comentários:

Dextro disse...

Não podia concordar mais. Eu há muito que prefiro séries aos filmes pelo facto de ser possível elaborar mais a historia e tocar em mais aspectos da mesma e das personagens.

Infelizmente as séries trazem consigo uma particularidade importante: a probabilidade de as séries serem canceladas antes de chegarem à sua conclusão parece quase de 100% no que toca a produções norte-americanas.

Luis Miguel Silva disse...

Olha que há séries que tem qualidade de filmes (em cada episódio)!

E o facto de terem cerca de 50 minutos de emissão por episódio coloca-os bem perto um do outro! :o)

Hugz,
Luis

Pedro Candeias disse...

Sempre gostei mais de séries do que Filmes.
Gosto especialmente de mini-séries pq não sofrem de cancelamentos prematuros.
Caso ainda não tenham visto, sugiro The wire e Generation Kill. Ambas dos mesmos realizadores e escritores. A primeira é uma série que se vai desenvolvendo lentamente sobre a forma como a droga atravessas as várias camadas da cidade de Baltimore. A segunda é uma mini-série de grande qualidade
sobre a invasão do Iraque pelos EUA

Tiago Sousa disse...

Obrigado pela sugestão vou dar uma olhadela :)