terça-feira, abril 15, 2008

Novo acordo da língua portuguesa

Não é que seja um mestre da escrita, aliás bem longe disso, mas não concordo de todo com as novas alterações à escrita. Ok é bom que todos os países de expressão portuguesa escrevam da mesma maneira mas bolas, o português vem de Portugal logo a uniformizar a escrita seria com base na nossa. Não é que seja racista, não tenho nenhum problema contra brasileiros, angolanos, etc, mas a lingua portuguesa é originária de Portugal.

Sim sou agarrado à minha cultura, às minhas tradições e sou um patriota por muito que esta nação me desiluda, já que é para uniformizar mais valia aprendermos todos mirandês ou mesmo latim. Quanto a mim vou continuar a escrever: "É óptimo ter a percepção dos nossos actos e acções!"

8 comentários:

Unknown disse...

É verdade que o português é originário de Portugal. Mas nos outros países de expressão portuguesa também se fala português (ainda que seja português do Brasil, etc...) e também eles através de muitos grandes escritores contribuiram para o desenvolvimento da língua portuguesa.

O acordo ortográfico acaba por ser isso mesmo: um acordo. Há cedências de ambas as partes e chegou-se a uma situação de compromisso que pretende satisfazer todos.

E se os brasileiros argumentassem que têm mais população e logo nós deviamos escrever como eles?

Anónimo disse...

É por existirem opiniões como a tua que a lusofonia é o que é.
Somos uns agarrados ao tempo das conquistas e não andamos para a frente!
Já agora, achas também que deviamos voltar a colonizar povos?
E a atitude mais "racista" que existe é essa tua posição do "eu não sou racista, não tenho problemas com estes ou aqueles... mas...."... no mas é que se encontra o "racismo" velado.

E já agora... como é que escreves farmácia? Com PH??

Abraço

Anónimo disse...

Não há diferenças entre o inglês de Inglaterra, dos States e da Austrália?

Não há diferenças entre o castelhano de Espanha e da América do Sul?

Porque não há-de haver diferenças entre o português de Portugal e do Brasil?

Tiago Sousa disse...

JP cada um é livre de expresar a sua opinião, e quanto à pergunta da colonização, sou contra a colonização porque é a lei da selva, a lei do mais forte orpimir quem tem menos poder.
Quanto a chamares-me racista já não admito e não apago o teu comentário porque é demonstrativo da pessoa que és. Se olhares para a minha cor de pele percebes que não posso ser racista; quando se tem pessoas que se tratam como irmãos de origem africana; se chamas a isto racista...

Vlad disse...

"Colors" e "Colours" é um bom exemplo inglês escrito de formas diferentes.

Pessoalmente não vejo problema nenhum em haver várias formas do português por outro lado também não vejo problema nenhum em que o português europeu seja revisto.

A mim faz-me confusão "estória" por exemplo... faz mesmo... mas apagar as consoantes mudas, por mim é que é à vontadinha!

Anónimo disse...

Tiago,

Não é por escreveres acção ou ação que serás mais ou menos patriota. A mim o acordo ortográfico diz-me 0.

Eu quero é este acordo possibilite que empresas portuguesas entrem no mercado brasileiro e que ambas as economicas prosperem.

Isso sim, será ótimo.

Tiago Sousa disse...

Não sei se este acordo trará esse tipo de acordos empresarias se eles não existirem já actualmente, ou seja, não creio que a mudança de escrita por sim só traga benefícios económicos.

Mário Amorim Lopes disse...

Claro que trás. Muitas editoras portuguesas podem agora entrar no mercado brasileiro sem terem de gastar milhares de euros a traduzir para português do brasil (ok, têm sempre de gastar, mas com o acordo gastam menos).

Besides, o 'p' no óptimo não serve mesmo para nada.