segunda-feira, abril 14, 2008

Falsos criadores

Como criador de aves que sou no verdadeiro significado da palavra, irritam-me aquelas pessoas que se dizem criadoras quando no fundo são simples vendedoras de aves. Conheço pessoas que têm lojas e que criam aves para as vender nas lojas, mas isso é diferente, e essas pessoas não se dizem criadoras mas sim vendedoras que por acaso criam aves para as vender.

Agora aqueles que se dizem criadores, que só criam as aves da moda, que na maior parte dos casos nem gosta das aves só as cria porque se vendem bem, a esses só tenho uma coisa a dizer - Espero que o negócio vos corra mesmo muito mal para se dedicarem à pesca...pode ser que dê mais dinheiro.

4 comentários:

Anónimo disse...

eu não sou criador mas compreendo-te perfeitamente.. e o pior é que o que dizes para os pássaros é viável para uma grande quantidade de animais.. :(

já agora tenho uma pergunta para te fazer.. adquiri um casal de canários, ambos de 2007, e que procriaram agora na época adequada.. nasceram 3 filhotes há uns 4 ou 5 dias. quando a fêmea saí de cima dos pequeninos para se alimentar e para os alimentar, é frequente o macho andar atrás dela e entrarem em guerra, presumo que ele queira procriar novamente. devo separar o macho? ele não ajuda na alimentação dos pequenos?

obrigado. ;)

Anónimo disse...

Epá, deixa lá os peixinhos em paz...

Tiago Sousa disse...

Tiago cada casal é um casal, mas pelo que me dizes o macho pode ter esse comportamento por dois motivos distintos, ou pelo que dizes, ou porque quer ser ele a alimentar a fêmea para ela não sair de cima dos pássaros. Se ele bate na fêmea é melhor separa-los fisicamente, mas não os prives de se verem um ao outro. Quando as crias tiverem maiores ao ponto da fêmea já não estar sempre no ninho volta a juntar o macho e vê o comportamento. O macho por regra é essencial nos últimos dias antes do desmame, porque a fêmea irá começar a fazer um novo ninho para a nova ninhada e deixará de dar de comer aos pássaros, sendo do macho essa responsabilidade até eles comerem sozinhos. Se tiveres mais alguma dúvida diz :)

Vlad disse...

Existe um fenómeno parecido na aquariofilia. Não sou criador de peixes, a única criação que fiz foi porque queria aumentar a esperança de vida à nascença de uma determinada espécie e até correu bem.

Anyway, o que se nota na aquariofilia é que há sempre uma moda qualquer. Às vezes os discus, outras vezes os africanos, depois africanos do Tanganika and so on. Sempre que existe uma moda destas há sempre uma resma de gente a remodelar aquários na esperança de criar para vender o que normalmente e felizmente é mau negócio, excepto para os verdadeiros criadores.