Hoje o Pedro passou-me um vídeo cujo o título é: "Are we born to run?". Quando comecei a ver o vídeo reparei que havia algo de familiar dele, e então apercebi-me que já tinha visto este vídeo à uns anos atrás, provavelmente na altura que voltei a correr mais frequentemente. O que é engraçado é que na altura o vídeo não me disse grande coisa e agora passado uns anos, agora que corro e participo em provas regularmente, agora a mensagem que apanhei foi totalmente diferente. É curioso reparar que a mesma mensagem, variando o receptor pode ser interpretada de maneira totalmente diferente.
Mas voltando à questão - nós nascemos para correr? - o orador deste filme tenta explicar através de outras 3 questões, a resposta a esta pergunta.
1) O ser humano já existe na terra há 2 milhões de anos, as primeiras armas conhecidas têm 300.000-200.000 anos, tendo o ser humano necessidade de comer alimentos não necrotizados, como conseguia caçar?
2) As mulheres são muito piores corredoras que os homens e em curtas distâncias estarão sempre distantes da maioria dos homens. Mas se começarmos a pensar em grande distâncias, o recorde da maratona por exemplo a diferença é pouco superior a 10 minutos, e em distâncias maiores a diferença ainda fica mais esbatida ao ponto das mulheres conseguirem rivalizar com os melhores homens. Qual é o motivo?
3) Um maratonista atinge o seu pico aos 27 anos e depois entra em decadência, o curioso é que aos 65 anos ele ainda consegue correr tanto como quando tinha 19 anos. Qual o motivo da evolução ser tão rápida inicialmente e depois conseguir manter um ritmo elevado apesar da avançada idade?
A resposta a todas estas perguntas está no vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário